Câmara Municipal adjudicou empreitada de construção de Pavilhão Oficinal para apoio aos Cursos Profissionais

Data: 2017-08-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A Câmara Municipal adjudicou a empreitada de construção de um Pavilhão Oficinal destinado a apoiar o funcionamento dos Cursos Profissionais, nomeadamente do curso de Técnico de Manutenção Industrial - variante Mecatrónica Automóvel, ali ministrado. O Pavilhão vai ficar instalado na área da EB 2/3 e deverá entrar em funcionamento até ao final do corrente ano.

Este equipamento vem responder a uma necessidade concreta de dotar de instalações funcionais e adequadas os cursos profissionais ministrados no Ensino Secundário, potenciando o desenvolvimento da formação. Os cursos profissionais caracterizam-se por ter uma forte componente prática e por incluírem estágio profissional em contexto real de trabalho, seguindo a metodologia do “aprender fazendo”.

A construção do Pavilhão é um investimento totalmente suportado pelo Município. “É muito importante que os jovens do concelho de Mortágua continuem a dispor desta vertente de ensino mais formativa, que permite um acesso mais direto às saídas profissionais, ao mercado de trabalho”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte. O lançamento desta obra, adianta, vai permitir colmatar uma necessidade há muito sentida e concretizar um anseio do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

Júlio Norte salienta que “estes cursos profissionais, como é o caso da Mecatrónica Automóvel, registam uma elevada taxa de empregabilidade, de praticamente 100%. São áreas de futuro, com muita procura”.

Desde 2008 que a Escola Secundária de Mortágua passou a integrar cursos de Ensino Profissional, com vertente teórico-prática. Atualmente são ministrados dois cursos, que vão ter continuidade no próximo triénio (2017-2020): Técnico de Análises Laboratorial e Técnico de Mecatrónica Automóvel. Ambos os cursos têm tido enorme sucesso em termos de empregabilidade, sendo a grande maioria dos alunos/formandos absorvidos logo na fase pós-estágio, por empresas do concelho e da região.

Os cursos profissionais destinam-se a alunos habilitados com o 9º ano de escolaridade que queriam obter uma formação e qualificação que lhes permita o acesso mais direto a saídas profissionais, garantindo na mesma a possibilidade de prosseguimento de estudos no Ensino Superior, se o aluno assim o desejar. No final do curso os alunos ficam habilitados com o 12º ano de escolaridade e uma qualificação profissional de Nível 4, que lhes permite a inserção no mercado de trabalho, como técnicos qualificados.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt