Idosos do concelho viveram dia de alegria na Quinta da Malafaia

Data: 2017-07-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

Realizou-se no passado dia 13 o já tradicional Passeio dos Idosos, promovido pelo Município, que teve como destino a Quinta da Malafaia. Os mais de 800 inscritos puderam viver um típico ambiente de festa do Minho, com a sua gastronomia, tradições, danças e cantares.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, os Vereadores Paulo Oliveira e Serafim Oliveira, integraram a comitiva, além de Funcionários do Município e das Instituições de Solidariedade Social (Santa Casa da Misericórdia de Mortágua e Centro Balmar).

A Quinta da Malafaia intitula-se “o Maior Arraial Minhoto”, proporcionando um ambiente de festa popular e representando a região minhota no que tem de melhor e mais genuíno.

Depois do almoço a animação foi constante, com atuação de Ranchos Folclóricos, música popular e a recriação de uma Malhada, onde participaram alguns idosos do concelho. O ambiente foi de bailarico, com os idosos a darem um pezinho de dança ao som de música popular e concertinas. O desfile das Marchas Populares, a arruada com Gigantones e a Largada de Balões, foram outros momentos de grande animação.

Para trás ficaram cinco horas de festa, alegria, divertimento e boa disposição. Um dia diferente que deu para esquecer o peso dos anos e as agruras da vida.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, dirigiu algumas palavras, tendo saudado todos os idosos de Mortágua, bem como os do concelho amigo e vizinho de Penacova, que também ali se encontravam presentes, acompanhados pelo seu Presidente da Câmara, Humberto Oliveira.

Júlio Norte referiu que “o Passeio é sobretudo um dia de convívio e boa disposição” e afirmou que “a vida também é feita destes momentos de alegria e convívio”. O Passeio permite ainda, disse, que muitas pessoas, que já não se veem há um ano ou mais tempo, se possam reencontrar, partilhar histórias de vida e recordações, e conviver”.

Segundo Júlio Norte, esta iniciativa do Município é também uma forma de “reconhecer e retribuir a uma geração que teve uma vida dura de trabalho, que já deu muito a este concelho e contribuiu para que hoje tenhamos este nível de desenvolvimento, nomeadamente a nossa riqueza florestal, que foi fruto do vosso trabalho e esforço”.

Por isso mesmo, vincou. “Não estamos a dar nada, estamos sim a retribuir o muito que nos deram e a agradecer o esforço que foi feito por vós ao longo de uma vida e a proporcionar a qualidade de vida a que têm direito”.

Júlio Norte dirigiu também palavras de amizade e estima para o Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, afirmando que os dois concelhos estão cada vez mais unidos e empenhados em projetos comuns, e que esta presença dos idosos dos dois concelhos num mesmo momento é também simbólica dessa realidade.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt