Câmara Municipal aprovou projeto de Requalificação dos Paços do Concelho

Data: 2017-07-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A Câmara Municipal de Mortágua aprovou o projeto de requalificação dos Paços do Concelho. A intervenção arquitetónica tem como objetivo a modernização dos espaços do edifício, bem como a introdução de novas funcionalidades.

Trata-se de uma requalificação dos espaços internos e de reorganização funcional dos serviços, em que se destaca a criação de um open space, na zona do atual átrio, que funcionará como zona ampla de atendimento geral aos munícipes. A intervenção contempla ainda melhorias ao nível das acessibilidades, segurança, eficiência energética e conforto (colocação de tetos falsos, isolamento térmico de paredes, substituição de caixilharias), bem como a remodelação de instalações sanitárias.

No piso térreo serão instalados alguns serviços, sendo criado um acesso vertical por plataforma elevatória em vidro e por escada que assegura a ligação à zona de atendimento geral.

Serão criadas novas áreas de estar onde houver atendimento aos munícipes.

O edifício passará a ter duas entradas de público, sendo uma constituída pela atual entrada principal, que terá acesso a partir de uma escadaria exterior conducente a uma antecâmara definida por uma arcaria, e a outra no extremo sul, pelo lado da Rua Dr. João Lopes de Morais.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, os munícipes serão os principais beneficiários desta intervenção de requalificação, proporcionando-lhes um serviço moderno, funcional e eficiente, mas também os Funcionários terão melhores condições de trabalho.

O atual edifício da Câmara Municipal foi construído em meados dos anos 50 e albergou vários serviços públicos (Registos, Conservatória, CGD, Finanças, Delegação Escolar) que entretanto foram saindo ao longo dos anos. Tem sido feitas algumas obras de conservação, mas que não resolvem os constrangimentos funcionais do edifício, que está manifestamente desatualizado face às necessidades e exigências que hoje são colocadas à Administração Local.

“O edifício está a precisar de uma intervenção de fundo, direcionada para o futuro, que vá além da mera reparação ou conservação, e que promova ao mesmo tempo a modernização e reorganização dos próprios espaços e dos serviços, com mais-valias para os Munícipes e para os Funcionários”, refere o Presidente da Câmara.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt