Mercado Municipal recebeu feira dedicada ao escoamento de stocks

Data: 2016-11-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Mercado Municipal de Mortágua recebeu nos passados dias 29 e 30 de Outubro a 1ª edição da Feira de Stocks de Mortágua, uma iniciativa promovida pela Associação Comercial e industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), em parceria com o Município de Mortágua.

A iniciativa contou com a presença de 17 comerciantes (15 de Mortágua e 2 da Mealhada), representando áreas de negócio tão diversas como Vestuário, Pronto-a-Vestir, Estética, acessórios de moda, bijutaria, artigos de papelaria, brinquedos, decoração, vinhos, doçarias, atividades radicais.

A iniciativa aproveitou também o facto de se realizar na mesma altura o Fim de Semana da Lampantana, sendo uma forma de potenciar os dois eventos.

Segundo Carlos Pinheiro, Presidente da Direção da ACIBA, a iniciativa pretendeu “promover o comércio tradicional, criar motivos de negócio, fazer com que os comerciantes interajam uns com os outros e permitir que tenham a possibilidade de escoar os seus stocks”. E acrescenta, “é uma aposta que estamos a fazer para imprimir maior dinamismo ao comércio tradicional”.

Esta foi a primeira feira do género realizada em Mortágua, sendo objetivo da ACIBA estendê-la aos outros dois concelhos da sua área de intervenção, Mealhada e Penacova.

Carlos Pinheiro agradeceu o apoio da Câmara Municipal na realização deste evento, bem como a colaboração de Joana Martins, comerciante de Mortágua e elemento da Direção da ACIBA, e da Técnica Filipa Silva (ACIBA), pelo “trabalho extraordinário” que fizeram junto dos comerciantes.

Relativamente à adesão dos comerciantes, Carlos Pinheiro afirmou que ao princípio estavam um pouco relutantes, porque era algo de novo, “mas depois houve uma boa adesão, tendo em conta que foi uma primeira experiência, um balão de ensaio”. A ACIBA pretende dar continuidade à iniciativa e introduzir algumas melhorias/alterações, em função da avaliação que irá ser feita, juntamente com os comerciantes.

Adiantou que no próximo dia 10 haverá uma reunião, com a Câmara Municipal e com os comerciantes, que servirá para analisar este evento e abordar novas iniciativas a desenvolver.

 

O Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelo Presidente da Direção da ACIBA, visitou o certame, e referiu que “iniciativas como esta que promovem e dinamizam o comércio local são benvidas”. Júlio Norte afirma que o Município está sempre disponível para colaborar e recetivo a ideias e projetos que contribuam para promover e impulsionar o comércio local, que representa, diz “um setor da maior importância do nosso tecido socioeconómico”.

Rosa Mortágua, uma das comerciantes de Mortágua que participou no evento, considera que a iniciativa é positiva e ajuda o comércio local, mas ao mesmo tempo lamentou que não houvesse maior adesão dos comerciantes do concelho.

Isabel Fernandes, foi outra das comerciantes de Mortágua que decidiu aderir à iniciativa. “Acho que é importante haver este tipo de iniciativas e parece-me que é a altura certa para fazer uma feira de stocks, porque acontece naquela fase de mudança de coleções, antes de se expor as coisas novas”.

No próximo mês de dezembro, mais uma vez, irá decorrer um programa de animação do comércio local na época natalícia – a Tômbola de Natal, também desenvolvido pela ACIBA em parceria com o Município de Mortágua.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt