Fim de Semana da Lampantana teve elevada adesão. Foram servidas 2138 doses, o segundo melhor registo das sete edições do evento.

Data: 2016-11-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A sétima edição do Fim de Semana da Lampantana constituiu um assinalável sucesso, tendo sido servidas 2138 doses durante os três dias de duração do evento (28, 29 e 30 de outubro). Trata-se do segundo melhor registo no cômputo geral das sete edições que já leva o evento, tendo o melhor ano ocorrido em 2014 com 2309 doses servidas. Este ano foram 12 os restaurantes do concelho que deram a conhecer e a provar este prato típico, verdadeiro ex-libris da gastronomia local, que faz parte integrante do património, da cultura e das tradições do concelho.

Mais uma vez o evento agitou o concelho, vendo-se filas de pessoas junto aos restaurantes, salas cheias, em que o prato à mesa era “obrigatoriamente” a Lampantana. Ao almoço ou ao jantar, grupos de amigos, famílias, empresas, juntaram-se à mesa, com o pretexto de saborear esta iguaria.  

Em jeito de balanço, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, mostra-se satisfeito com o saldo final do evento. “Temos razões para estar muito satisfeitos, quer o Município quer os restaurantes aderentes, registámos o segundo melhor ano destas sete edições do evento, aumentámos em relação ao ano anterior, o que é muito bom”. Júlio Norte afirma que o sucesso do evento mede-se pelo número de doses vendidas, “mas também pela adesão de pessoas de fora do concelho, que, mais uma vez, foi muito elevada”.

O Presidente da Câmara refere que o Fim de Semana da Lampantana contribuiu para dinamizar a economia do concelho, desde logo os restaurantes, mas igualmente outros setores do comércio local, como os talhos, as padarias, os supermercados, entre outros, representando uma mais-valia para um leque abrangente de sectores.

Segundo Júlio Norte, o setor da Restauração tem sabido valorizar este evento, mantendo a qualidade do produto e do serviço, que é fundamental para que os visitantes continuem a aderir, ano para ano. E salienta “a excelente articulação e cooperação entre o Município e os restaurantes para promover o que de melhor temos para oferecer ao visitante, como é o caso da nossa gastronomia”. E lembra que não é só a Lampantana que é dada a conhecer, “são também os nossos vinhos, os nossos produtos hortícolas, o pão, é tudo produzido aqui em Mortágua”.

À semelhança de anos anteriores, o Município irá proceder a uma avaliação do evento, ouvindo o que os restaurantes têm para dizer, analisando as opiniões que foram registadas pelos visitantes nos cupões, relativamente à confeção, à apresentação, ao serviço, “sempre com o objetivo de promover a melhor imagem do concelho”.

Este ano, os restaurantes foram convidados a fazer uma prova de vinhos na Adega da Sociedade Agrícola Boas Quintas e a escolher o vinho a servir nas refeições, mais uma vez oferecido pelo Município. “A qualidade dos vinhos da Sociedade Agrícola Boas Quintas tem sido muito apreciada, é mais um produto de excelência de Mortágua que damos a conhecer ao visitante e que valoriza o próprio evento”.

No dia 4 (sexta-feira), em sessão a realizar no Salão Nobre da Câmara Municipal, serão entregues os diplomas aos 12 restaurantes que participaram no festival gastronómico. Além dos diplomas será conhecido o vencedor do sorteio, que irá levar para casa uma caixa de vinho da série especial “Lampantana”, da Sociedade Agrícola Boas Quintas.

Lembramos que por cada dose de Lampantana foi entregue um cupão, destinado a ser preenchido pelos clientes, com os dados pessoais (nome, morada, contacto) e a apreciação de vários itens relacionados com o prato e o serviço.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt