ManifestART é novidade na Festa da Juventude/Feira das Associações.

Data: 2016-08-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

Este ano, como novidade, a Festa da Juventude/Feira das Associações integra um evento dedicado à expressão cultural e artística denominado ManifestART. Nesta “festa da arte”, artistas e autores locais dão vida a cinco espaços que se encontram atualmente devolutos, situados ao longo da Rua Dr. João Lopes de Morais, e na proximidade do local das festas.

Ao todo estão representados nove artistas locais ligados a diferentes artes (Pintura, Desenho, Fotografia e Sonoplastia), uma escola de pintura e oito autores de livros. Os artistas representados são Izilda Martins (Espaço 1- coletiva da Escola de Pintura); Francisco Nunes e David Silva (Espaço 2 – Fotografia), Anäis Afonso e Tiago Rodrigues (Espaço 3 – Fotografia e Pintura com spray); Rute Gonzalez e Jeremy Pouivet (Espaço 4 – Pintura e Sonoplastia), Hugo Ferreira e José Jorge Ferreira (Espaço 5 –Fotografia e Pintura).

A literatura está representada por Jorge Gonzalez, Patrícia Diogo, Pedro Abreu Simões, Graça Patrão, Úrsula Portugal, Cláudio Cordeiro, Paulo Costa e Octávio Santos.

As exposições decorrem entre as 15h00 e as 23h00, e em cada dia um espaço recebe uma performance musical ou teatral ao vivo, pelas 19h30. A animação dos espaços está a cargo de Luís Faia & Beatriz Nunes (Espaço 1 – dia 10); Rafaela Monteiro & Ricardo Vicente (Espaço 2 - dia 11), Filipa Salazar & Ricardo Vicente (Espaço 3 - dia 12); Companhia Papillon (Espaço 4 - dia 13) ; Vítor Martins (Espaço 5 - dia 14).

Esta iniciativa dá continuidade à aposta do Município de dar voz e expressão aos artistas, autores e criadores locais, na Festa da Juventude / Feira das Associações.

Para além do objetivo da divulgação e manifestação cultural e artística, esta iniciativa em concreto constitui também um meio de sensibilizar para a regeneração urbana e revitalização desta zona mais antiga da Vila. Lembramos que o Município já aprovou uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) para os núcleos da Vila de Mortágua e Vale de Açores, que pretende intervir na valorização do espaço público e na qualidade de vida dos habitantes, bem como incentivar à recuperação do parque habitacional que está degradado ou abandonado, podendo os proprietários beneficiar de apoios e incentivos fiscais.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt