Crianças e jovens das Férias Ativas participaram na atividade “Educar a Pedalar”

Data: 2016-07-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


As crianças e jovens das Férias Ativas participaram no passado dia 7 na ação “Educar a Pedalar”, dinamizada com a colaboração da GNR - Destacamento Territorial de Santa Comba Dão (Secção de Programas Especiais).

A atividade, que envolveu todos os participantes no programa Férias Ativas (cerca de 190), constou de uma componente teórica e prática. Na prova teórica, as crianças e jovens puderam aprender o significado de alguns dos principais sinais de trânsito, conhecer as regras de circulação que devem observar quando andam de bicicleta na via pública, e após as explicações realizaram um teste simples constituído por questões de escolha múltipla (tal como numa prova teórica do exame de condução), com base nos conhecimentos ministrados.

A prova prática consistiu na condução propriamente dita. Os mais pequenos de idade realizaram um circuito na zona envolvente ao Centro Educativo, enquanto os de mais idade percorreram de bicicleta a zona urbana da Vila, sempre com o acompanhamento e a orientação dos elementos da GNR.

Esta atividade ensinou aos jovens que andar de bicicleta é divertido e saudável, mas tem os seus perigos, exige a observância de regras, quando se trata de circular na via pública, devendo fazê-lo com toda a segurança, para os próprios e para os outros.

No final, cada participante recebeu, a título simbólico, um certificado de condução.

O programa Férias Ativas, promovido pelo Município, tem como objetivo proporcionar uma ocupação ativa e diferente dos tempos livres de crianças e jovens, após o términus das aulas, promovendo um conjunto de atividades que privilegiam o desporto, a socialização, o espírito de grupo.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt