Inaugurado Centro Social da Freguesia do Sobral

Data: 2016-06-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Realizou-se no passado dia 26 a inauguração do Centro Social da Freguesia do Sobral, um projeto que resultou da requalificação e adaptação da antiga Escola Primária de Vila Moinhos.

Este foi aliás um dia de festa para a povoação de Vila Moinhos e para a freguesia do Sobral, que no mesmo dia viu inaugurada a “nova” ponte, bem como o espaço de apoio ao Parque de Lazer, que vem valorizar todo este frondoso e aprazível local.

Na inauguração do Centro Social marcaram presença as entidades municipais, Presidentes de Junta de Freguesia, Provedor da Santa Casa da Misericórdia, representantes do Académico de Vila Moinhos e doutras Associações Locais, além de numeroso público, incluindo muitas pessoas que estudaram naquela antiga escola e sentiram toda a emoção de regressar a um espaço que avivou memórias e recordações da infância.

Este equipamento tem a finalidade de dar apoio à população mais idosa da freguesia, proporcionando um conjunto de apoios e de atividades ocupacionais, de lazer e socialização. A gestão será assegurada pela Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, mediante protocolo a celebrar com o Município.

A sua localização privilegiada, beneficiando da envolvência do Pavilhão Desportivo, Parque de Lazer, edifício-sede do Académico de Vila Moinhos, constitui uma mais-valia no funcionamento e dinâmica do Centro Social.

Dirigindo-se ao público presente no ato inaugural, o Presidente da Câmara afirmou que o principal foco e desígnio do Município é proporcionar condições que fomentem a criação de mais emprego, frisando que “só desse modo é possível fixar os nossos jovens, atrair mais população, criando também condições propícias ao aumento da natalidade”. É com esse objetivo, vincou, que está a ser feita a ampliação do Parque Industrial, onde duas empresas já estão instaladas e outras irão começar a instalar-se até ao final do ano. Os lotes para a 1ª fase da ampliação já estão todos comprometidos, pelo que o Município vai avançar em breve para a segunda fase da infraestruturação do Parque, por forma a dar resposta aos pedidos de instalação já manifestados pelos empresários.

Mas essa aposta nos jovens não significa esquecer os idosos, afirmou, salientando a importância da coesão social, através da promoção de políticas integradas que proporcionem qualidade de vida à população mais idosa, abrangendo os cuidados continuados de saúde, o apoio social e psicológico, as atividades ocupacionais, entre outra áreas.

Júlio Norte prestou homenagem e gratidão às gerações mais velhas, lembrando que estas “trabalharam muito e viveram em condições muito duras, ajudaram a desenvolver o concelho, contribuindo para que tenhamos hoje elevados índices de desenvolvimento social”.

Lembrou, por outro lado, que o aumento da esperança média de vida, sendo algo positivo, acarreta também novos desafios para a sociedade, Municípios, Juntas de Freguesia, Instituições Sociais, no sentido de criar respostas adequadas, diversificadas e até inovadoras, que acompanhem esse processo natural.

O Presidente da Câmara aproveitou a ocasião para adiantar que estão previstos outros projetos de apoio à população mais idosa do concelho, nomeadamente para Felgueira, Espinho e Pala, que passam também pela reabilitação e adaptação de antigos edifícios escolares. “Estes projetos permitem, por um lado, responder a uma necessidade concreta da população idosa, e por outro lado, recuperar e revitalizar estes antigos edifícios, dando-lhes uma nova utilidade social, seja para fins de apoio social ou outros”, sustenta.

Uma solução que permite que as pessoas possam continuar a viver na sua casa, mas não tenham de ficar sozinhas ou isoladas durante o dia, e possam usufruir de momentos de socialização, de lazer e ocupação ativa, seja a nível de atividades físicas, intelectuais ou lúdicas.

 

Após a inauguração oficial, o público foi convidado a visitar as instalações, constituídas por duas salas polivalentes, refeitório, além de outros pequenos espaços de descanso, e instalações sanitárias. O espaço exterior ainda vai ser ajardinado e tratado. O dia terminou com um convívio aberto à população, realizado no Parque de Lazer.

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt