Ministro da Saúde veio conhecer Unidade Móvel de Saúde de Mortágua

Data: 2006-01-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua




O Ministro da Saúde, Dr. Correia de Campos, deslocou-se no passado dia 25 de Janeiro a Mortágua. O objectivo desta visita, incluída num périplo de três dias pelo Distrito de Viseu, foi ver no terreno o funcionamento da
Unidade Móvel de Saúde do Município de Mortágua,

um serviço inovador criado em Junho do ano passado, através de uma parceria entre a Câmara Municipal, o Centro de Saúde de Mortágua e a Sub-Região de Saúde de Viseu.




A pequena povoação de Eirigo, da freguesia de Pala, situada no extremo norte do Concelho e uma das mais distantes da sede, recebeu a visita do Ministro da Saúde no dia em que a Unidade Móvel ali se deslocou, o que acontece uma vez por mês, de acordo com um calendário e mapa previamente divulgado às populações e que cobre todo o território do concelho. A UMS é constituída por uma viatura equipada e apoiada por pessoal de enfermagem, prestando cuidados primários de saúde às populações, beneficiando sobretudo as pessoas idosas e as populações mais distantes da sede do concelho, com maiores dificuldades de mobilidade e de acesso aos serviços de saúde.

“Vim fazer esta visita, em primeiro lugar, para aprender. Porque os governantes têm que conhecer os problemas reais, vir ao terreno, ouvir as pessoas. Depois vim aqui conhecer uma experiência relativamente nova, que nós queremos avaliar de forma a sabermos até que ponto é que a podemos aplicar noutros locais com as mesmas condições. Ouvindo as pessoas, facilmente se vê que para estas povoações muito isoladas e muito acidentadas, como é o caso desta onde estamos presentemente, este é um serviço inestimável”, referiu Correia de Campos.



DEPOIMENTOS

“Esta é uma experiência óptima, vê-se que as pessoas aderiram a este novo modelo, que é um modelo complementar que se adequa muito bem a esta dispersão das populações, por zonas muitas vezes muito recônditas. É o que se chama saúde ou serviços de saúde de proximidade. A experiência vem-nos dizer que valeu a pena. Este é um processo que vai evoluir, o Sr. Ministro saiu daqui bastante sensibilizado e satisfeito e esta visita vai ser um incentivo para a criação deste tipo de iniciativas em zonas onde se justifique”.
Dr. José Carlos Almeida, Coordenador da Sub–Região de Saúde de Viseu

“É uma experiência que nos parece extremamente importante, o número de consultas já realizadas, mais de 5 mil, demonstra que se trata de um serviço com uma enorme aceitação. Parece-nos no entanto que deve ser enriquecida com a possível integração de um médico uma ou duas vezes por semana, porque é isso que as pessoas nos dizem e essa é também a nossa vontade desde o início deste projecto”. Não será fácil, como todos sabemos há falta de médicos no nosso país, mas vamos em conjunto com os outros parceiros neste projecto, ver se conseguimos que tal venha a acontecer, o que seria a solução ideal.
Por outro lado, é também nosso objectivo que a Unidade Móvel de Saúde se desloque mais vezes por mês a algumas localidades mais isoladas”.
Dr.Afonso Abrantes – Presidente da Câmara Municipal








Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt