Mercado Municipal acolheu mercado temático dedicado ao Dia dos Namorados

Data: 2016-02-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Mercado de São Valentim foi o primeiro mercado temático a abrir a segunda edição do programa “Sabores do Mercado”, promovido pelo Município de Mortágua. Realizado no passado dia 13, contou com a presença de 9 expositores/bancas, onde eles e elas podiam encontrar variadas sugestões de prendas para oferecer à sua cara metade.

O programa “Sabores do Mercado” tende a adaptar a temática dos mercados à época do ano, aos produtos tradicionais de cada estação do ano, a datas festivas ou especiais, como é o caso do Dia dos Namorados, a Páscoa, o Natal.

Na banca de Fernanda Gaspar, gestora da empresa “Encanto do Chá´, a novidade era o “chá dos namorados”. “Criámos de propósito para este dia, é uma mistura de chá preto, chá verde, morangos, framboesas, amoras silvestres, coco, corações vermelhos de açúcar e estrelas de açudar baunilhado”.

As sugestões de prendas eram maioritariamente para a namorada/esposa/companheira, desde bouquets de rosas, caixinhas e saquinhos decorados com corações e recheados de bombons, bolos e biscoitos em forma de coração. Alguns bolos tinham nomes como “Serenata de Amor”, “Desejos Doces”, “Beijinhos”, numa alusão à data.

Noutras bancas as sugestões incluíam bijuteria, lingerie, trabalhos em bordado e costura, caixas e latas adornadas com corações e mensagens de amor. Numa das bancas a sugestão era um cabaz do Dia dos Namorados, constituído por uma garrafa de champanhe, dois copos e um ursinho de peluche.

Para além das bancas individuais, estiveram presentes bancas da Cogit`Arte e da Associação de Vale de Paredes, que apostaram sobretudo nos doces.

O programa “Sabores do Mercado” insere-se no objetivo de promoção e dinamização do Mercado Municipal, no sentido de atrair mais clientes a este espaço e criar sinergias entre os comerciantes ali instalados e outras áreas de atividade económica. A iniciativa colheu uma boa aceitação por parte dos comerciantes residentes do Mercado e do público, daí que a Câmara Municipal tenha decidido pela sua continuidade, ainda que fazendo alguns alterações.

“A análise que fizemos do primeiro ano é que foi uma aposta ganha, que mereceu o agrado quer dos comerciantes quer do público de Mortágua. A iniciativa contribuiu para trazer novas pessoas ao Mercado, algumas das quais até desconheciam os produtos e serviços que aqui podem adquirir, e este tipo de eventos ajudou a descobrir ou a redescobrir este espaço de referência do nosso comércio local, e ao mesmo tempo a recuperar um hábito que se estava a perder”, refere o Presidente da Câmara, Júlio Norte.

A segunda edição dos Sabores do Mercado apresenta várias novidades no programa. Além do Mercado de São Valentim, é de destacar um showcooking no Mercado em Junho, o Mercado da Ladra em Setembro e o Mercado de São Martinho em Novembro. Mantem-se a Feira do Livro em Maio, com uma duração mais alargada, uma semana.

Os mercados temáticos realizam-se num dos sábados de cada mês. Nos restantes o Mercado Municipal abre as portas aos produtores locais que desejem vender produção própria. A disponibilização das bancas será gratuita.

 O próximo mercado temático realiza-se no dia 26 de Março com o Mercado dos Doces.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt