Mortágua é o terceiro concelho do distrito com mais empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência

Data: 2016-02-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Acaba de ser divulgada a lista das empresas que foram distinguidas pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) com o estatuto PME Excelência`2015. O concelho de Mortágua viu 5 empresas serem galardoadas com aquele estatuto de qualificação empresarial, tendo sido o terceiro concelho a nível do distrito de Viseu com mais empresas registadas no ranking, logo atrás de Viseu e Tondela. No distrito de Viseu foram 39 as empresas distinguidas com o estatuto, sediadas em 14 concelhos.

Mortágua viu subir o número de empresas do concelho inscritas no ranking, aumentando de 4 para 5, sendo que três delas mantiveram o estatuto já obtido no ano anterior. As empresas de Mortágua distinguidas foram as seguintes: Elisa Nobre Almeida, Unipessoal, Lda.; Endiprev, Lda.; Labialfarma, SA; Vidraria Mortágua- Vidros e Espelhos, SA; Wellcare – Packaging, Lda. (empresa do Grupo Labialfarma).

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, em nome do Executivo, felicita as empresas do concelho que este ano foram galardoadas com o estatuto PME Excelência, e salienta a “posição honrosa” que Mortágua ocupa no ranking do distrito. “Aumentámos o número de empresas no ranking e a maioria mantem o estatuto que já tinha obtido no ano anterior, o que traduz uma estratégia de consolidação ou de crescimento sustentado das empresas. Mas também é importante destacar aquelas que pela primeira vez entraram neste ranking, porque é um sinal de dinamismo do tecido empresarial do concelho e que há outras empresas a crescer, a criar postos de trabalho e a conseguir resultados positivos”.

E reafirma o total apoio e estímulo do Município para que as empresas do concelho continuem a crescer, a criar mais valor e a conquistar novos mercados. “Da parte do Município, como sempre dissemos desde o início, queremos estar ao lado dos empresários, dar-lhes todo o apoio que estiver ao nosso alcance e o exemplo maior disso é o grande investimento que estamos a fazer na ampliação do Parque Industrial. Só podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas, fixar os jovens e atrair mais população, com empresas, investimento e criação de emprego, e portanto, este é um desígnio em que estamos todos envolvidos”. E adianta: “O que nós desejamos é que o pior da crise já tenha sido superado e venha agora uma viragem sustentada em direção à retoma económica e confiança no investimento”.

O estatuto PME Excelência constitui um selo de qualificação e reputação empresarial concedido pelo IAPMEI às Pequenas e Médias Empresas que se evidenciam no seu desempenho económico-financeiro.

Associadas ao estatuto estão condições de maior facilidade no acesso ao crédito, melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos ou serviços, facilitação na relação com a banca e a administração pública, e um certificado de qualidade na sua relação com o mercado.

As PME Excelência são escolhidas entre o universo das Pequenas e Médias Empresas que já tenham sido reconhecidas com o estatuto PME LIDER.

Para serem reconhecidas com o estatuto PME Excelência, as empresas tiveram de corresponder a determinadas exigências, em termos de autonomia financeira, volume de negócios, com resultados líquidos e EBITDA positivos. Enquadrar-se nos três níveis de rating superiores, demonstrar uma autonomia financeira superior ou igual a 35%, não ter crescimento negativo do volume de negócios face ao exercício anterior, e apresentar níveis de rendibilidade dos capitais próprios e do ativo iguais ou superiores a 10% e 3%, respetivamente, constituíam os principais critérios.

A finalizar, o Presidente da Câmara congratula-se com os galardões atribuídos e manifesta a sua esperança de que 2016 seja um ano de sucesso para as empresas do concelho, porque é o Município que sai beneficiado no seu todo.

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt