Reformulação de acessos na freguesia de Espinho

Data: 2016-02-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Foi reformulado o entroncamento do alto de Espinho, na estrada de ligação Monte de Lobos- Espinho- Anceiro-Quilho. Este entroncamento serve de acesso à sede de freguesia (Espinho) e de interligação a várias localidades da mesma, bem como de ligação de parte da freguesia à EN334-1 (via Monte de Lobos) e ao concelho vizinho de Anadia.

A inserção do entroncamento numa via em perfil de curva, criava dificuldades de visibilidade e consequentemente alguma perigosidade, sobretudo para os condutores que pretendiam dirigir-se para o centro de Espinho. Foi implantada uma rotunda no local, bem como outra sinalização horizontal (separadores).

Ao mesmo tempo está a ser reformulado o cruzamento de Espinho (na zona denominada de Carregal) para Vale de Mouro, Sobrosa e Vila Meã da Serra. Este cruzamento dá ainda ligação à EN234, via Barracão.

Este cruzamento tem uma localização estratégica na mobilidade dentro da área da freguesia, na medida em que serve de confluência de quatro estradas, a saber: Vila Meã da Serra, Sobrosa/Vale de Mouro, Soito/ Pomares/ Barracão e finalmente Espinho.

Também aqui a solução encontrada foi a implantação de uma rotunda, tendo sido necessário proceder à movimentação de terras e a alguns cortes na via. Vai ainda proceder-se à pavimentação e execução dos arranjos urbanísticos da zona intervencionada.

Paralelamente à execução desta obra, procedeu-se também à ampliação das passagens hidráulicas, tendo-se duplicado a secção de vazão.

Este conjunto de intervenções nas acessibilidades tem como objetivos promover um melhor ordenamento e fluidez do trânsito e reforçar as condições de segurança rodoviária, eliminando os constrangimentos existentes.

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt