Município entregou Cabaz de Natal a 70 famílias carenciadas

Data: 2015-12-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

 

Como acontece há vários anos na época natalícia, o Município de Mortágua procedeu nos dias 17 e 18 à distribuição do tradicional Cabaz de Natal por famílias carenciadas do concelho.

A atribuição do Cabaz de Natal tem naturalmente um caráter simbólico, representando um gesto solidário do Município nesta quadra, que é por excelência de partilha, fraternidade e solidariedade.

A identificação e o número de famílias abrangidas resultou do levantamento efetuado na Rede Social, em articulação entre o Município, as Juntas de Freguesia, o Serviço Local de Segurança Social e o Agrupamento de Escolas, e tendo em consideração as condições socioeconómicas dos agregados familiares e outras situações atendíveis. Este ano a distribuição do Cabaz contemplou 70 famílias de várias tipologias, desde famílias numerosas, famílias monoparentais, famílias/pessoas com baixas pensões ou rendimentos e elevadas despesas médicas e /ou medicamentosas, famílias expostas ao fenómeno do desemprego involuntário (sem ou com baixa proteção social), adultos isolados portadores de doenças crónicas, famílias/pessoas que dependem de apoios institucionais para a sua subsistência, entre outras situações.

Em comum todos estes agregados familiares ou pessoas apresentam um contexto de fragilidade ou vulnerabilidade que concorrem para uma situação de privação severa, que compromete a satisfação de necessidades básicas.

A composição dos Cabazes era variável em função do número de elementos que compõem o agregado familiar, nomeadamente a existência ou não de crianças.

Cada Cabaz continha bens alimentares essenciais, como leite, arroz, massas, óleo, azeite, farinha, bolachas, não faltando também os produtos típicos da quadra natalícia, como o bacalhau e o Bolo-Rei, de forma a proporcionar às pessoas uma Consoada e um Natal com um pouco mais de alegria e bem-estar. O Cabaz incluiu também chocolates para as famílias com crianças, numa oferta de uma empresa de Mortágua, que quis associar-se à iniciativa.

Além do Cabaz de Natal, em cada família, em cada casa, ficou também uma palavra de ânimo, conforto e esperança, com desejo de um Feliz Natal e de um Bom Ano, sobretudo com saúde.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt