Mercado dos Chás e Biscoitos animou Mercado Municipal

Data: 2015-10-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Dando continuidade à iniciativa Sabores do Mercado, promovida pelo Município, realizou -se no passado dia 3 mais um mercado temático, desta vez dedicado aos chás, biscoitos e bolos caseiros.

Os mercados temáticos realizam-se no primeiro sábado de cada mês e inserem-se no objetivo de animar e dinamizar o Mercado Municipal, no sentido de dar a conhecer e promover este espaço de referência do comércio local.

Ao longo das bancas os visitantes podiam apreciar e adquirir uma variedade de biscoitos, de manteiga, limão, canela, laranja, entre outros que combinavam vários ingredientes.

Nalgumas bancas eram os bolos mais tradicionais que sobressaíam (mulato, chocolate, ananás, bolacha, broinhas com frutos, queijadas), além do Bolo de Cornos e como novidade os “Corninhos”. Como o próprio nome já indica, trata-se de um Bolo de Cornos em tamanho pequeno. Maria do Céu Rosa é a autora desta ideia, que começou a desenvolver há poucos meses. “As pessoas gostam muito e tem bastante saída. Tenho já clientes que procuram este formato mais pequeno em vez do grande. Dá para o pequeno almoço, para o lanche, porque parece-se com um croissant”, explica. Para além destes bolos mais simples, havia outros mais elaborados na sua confeção e apresentação, que só de olhar já eram uma tentação.

Como complemento aos biscoitos e bolos, os visitantes tinham ainda à sua disposição uma grande variedade de chás, de ervas, folhas e plantas, cada um com uma descrição dos seus benefícios para a saúde. Uns recomendados para reduzir os diabetes e o colesterol, outros para melhorar a digestão, outros para prevenir doenças do coração, ou ainda para tratar problemas de pele, depressões, enxaquecas, enfim, para quase tudo. Alguns vendedores deram chás a provar, permitindo às pessoas apreciar os sabores antes de comprar.

Havia ainda mel e licores caseiros, embora em pequena quantidade.

Os alunos finalistas da Escola Secundária estiveram no local com uma banca de bolos, cuja receita reverteu para a viagem de final de curso.

O próximo mercado temático tem lugar no dia 7 de novembro e será dedicado aos Enchidos.

 

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt