Mercado dos Doces registou grande adesão de público

Data: 2015-04-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

Dando continuidade à iniciativa “Sabores do Mercado”, o Mercado Municipal acolheu no passado dia 4, o mercado dedicado aos Bolos e Doces. A iniciativa “Sabores do Mercado” tem por objetivo dinamizar o Mercado Municipal, fomentar o hábito de ir ao mercado e atrair novos públicos a este espaço.

Coincidindo com a época festiva da Páscoa, o evento registou uma grande adesão de visitantes, de tal forma que no final da manhã já havia bancas com os produtos esgotados. Os visitantes podiam adquirir uma grande variedade de bolos tradicionais, mousses, tartes e crepes variados. Os bolos e doces tinham como denominador comum o facto de serem de confeção caseira ou artesanal. Havia ainda bolos feitos sem açúcar a pensar naquelas pessoas que têm problemas com a diabetes.

Os visitantes podiam também adquirir o mel da serra da Cabrieira (Mortágua) e compotas variadas, algumas delas fazendo a combinação de produtos pouco prováveis, como pimentos vermelhos com chocolate, maça com queijo de ovelha e nozes, abóbora com queijo de ovelha curado. “Podem ser utilizadas como entrada de uma refeição ou para o lanche”, contou Maria Augusta, uma das vendedoras.

Nalgumas bancas as pessoas tinham a possibilidade de provar, nomeadamente as compotas e pequenos doces, o que aguçava mais o desejo de comprar.

Nesta altura do ano não podia faltar o tradicional Bolo de Cornos, também chamado de Bolo de Páscoa, por ser típico desta época festiva, seja para consumo próprio, seja para oferecer. Almira Neves cozeu uma quantidade substancial de bolos mas no final da manhã já tinha tudo vendido. “Se eu soubesse que ia ser assim tinha feito mais”, desabafou.

Para além dos bolos tradicionais, destacavam-se outros bolos mais fora do vulgar, como o “bolo de folha”, feito com massa lêveda e por camadas: “Leva mel e nozes, é muito bom para acompanhar com café ou com Vinho do Porto”, contou Helena Nobre.

O Presidente da Câmara, à semelhança do que aconteceu nos anteriores mercados, marcou presença no evento e mostrou-se satisfeito pela grande adesão de visitantes e participantes. “Este foi o mercadinho que teve até agora maior adesão, para isso também contribuiu o dia escolhido, porque estamos em véspera de Páscoa. Muitas pessoas aproveitaram este mercadinho para levar bolos para casa , como aliás foi o meu caso”.

Júlio Norte destacou, por outro lado, “a excelente qualidade, a criatividade e a preocupação com a boa apresentação dos bolos e doces”.

 

O Presidente da Câmara manifestou o desejo de que esta experiência “seja o fermento para que venhamos a ter um excelente doce de Mortágua. Mas vamos aguardar pelas propostas”.

Segundo Júlio Norte, estes mercados temáticos revitalizam o Mercado e ao mesmo tempo promovem os produtos locais e ajudam os produtores locais a escoar os seus produtos. “As pessoas vieram para comprar doces e alguma delas aproveitaram para ir fazer compras nas outras bancas, na fruta, nos legumes, e vice-versa. E só ver a quantidade de pessoas que estão aqui neste momento, são muito mais pessoas do que passam num dia normal do mercado”.

O balanço feito até ao momento é claramente positivo: “Nós quando lançámos esta iniciativa foi com algum espírito de aventureirismo, sem saber qual seria o retorno, mas parece-nos que vale a pena. Pelo menos duas das três atividades já realizadas tiveram uma boa adesão, e só pelo resultado dessas duas já valeu a pena todo o trabalho que se vai fazendo”.

O próximo evento temático no Mercado Municipal será a Feira do Livro, que se realizará entre os dias 19 a 23 de maio.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt