Presidente da Câmara fez entrega de equipamentos de proteção individual aos Bombeiros Voluntários de Mortágua

Data: 2015-03-11
Fonte:


O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, José Júlio Norte, procedeu à entrega de equipamento de proteção individual, constituído por botas e luvas, aos Bombeiros Voluntários de Mortágua. A entrega do equipamento foi assinalada com um ato simbólico, realizado no passado dia 6, no Salão Nobre da Câmara Municipal, na presença do Presidente da Direção dos Bombeiros, Hugo Fonseca, do Comandante do Corpo Ativo, Joaquim Gaspar, e do Comandante Operacional Municipal da Proteção Civil e simultaneamente membro da Direção dos Bombeiros, Luís Filipe.

Este equipamento refere-se à segunda fase do concurso lançado pela CIM da Região de Coimbra para aquisição de equipamentos de proteção individual para combate a incêndios em espaços naturais, destinado às corporações de bombeiros dos 19 municípios abrangidos na região e que foi objeto de uma candidatura ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território. Neste concurso, uma parte do investimento foi suportado por fundos comunitários (QREN), outra parte pelos municípios, cada um suportando a comparticipação referente ao Corpo de Bombeiros da sua área territorial.

A primeira fase cumpriu-se em agosto do ano passado, tendo os Bombeiros de Mortágua recebido 45 fardas, compostas por casaco, calça, dólmen, cogula e capacete. Agora foi entregue o restante equipamento, botas e luvas, ficando assim completo o equipamento individual de proteção. Este investimento foi comparticipado pelo Município, à semelhança do que já tinha acontecido na primeira fase.

O Presidente da Câmara refere que “é da maior importância que os bombeiros estejam bem equipados não apenas em termos de instalações e viaturas mas também em termos de equipamento de proteção individual, reduzindo ao mínimo os riscos para a sua integridade física e vida”.

E acrescenta: “os bombeiros dedicam-se a salvar vidas mas também é fundamental que as suas vidas não sejam colocadas em perigo. Estamos a falar de bombeiros voluntários, que arriscam a sua vida em prol dos outros, do bem coletivo, e que o fazem por um espírito altruísta, de missão, de solidariedade. Por tudo isto, todos nós temos de apoiar os bombeiros, e quando digo todos refiro a Câmara Municipal, a população, as instituições, as empresas, porque na hora de pedir ajuda é com eles que nós contamos”.

O Presidente da Direção dos Bombeiros referiu que este equipamento vem substituir algum que já está inoperacional e outro com muitos anos de utilização, sendo uma mais valia para o bom desempenho da sua missão.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt