Empreendedorismo.ENDIPREV (Mortágua) é uma das empresas “gazela” da Região Centro.

Data: 2015-02-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A empresa Endiprev, sediada em Mortágua, foi eleita uma das 46 empresas “gazela” da Região Centro, um galardão de mérito atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). O galardão tem por base um levantamento das empresas feito pela CCDRC, já na sua terceira edição, e que tem por objetivo distinguir empresas jovens empreendedoras e inovadoras e com acentuado crescimento, denominadas empresas “gazela”.

São empresas jovens, com elevados ritmos de crescimento e inovadoras, capazes de se posicionarem de forma diferenciadora nos mercados, onde afirmam a sua competitividade e constroem sucesso a um ritmo acelerado, contribuindo fortemente para criação de postos de trabalho.

Para serem consideradas “gazela”, as empresas têm de reunir cumulativamente alguns requisitos: apresentam crescimento de volume de negócios superiores a 20% no ano de 2011, 2012 e 2013; nasceram a partir de 2005 e possuem sede na Região Centro; empregavam, pelo menos, 10 trabalhadores em 2013; possuíam faturação igual ou superior a 500 mil euros em 2013.

A CCDRC selecionou 46 empresas “gazela” na Região Centro, sendo a Endiprev uma das cinco empresas da área da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra que constam no ranking.

Além deste galardão, a Endiprev foi recentemente distinguida com o Prémio PME Excelência 2014, atribuído pelo IAPMEI, o que acontece pelo segundo ano consecutivo. Este prémio distingue as empresas pelo seu bom desempenho económico e financeiro.

O ano passado a Endiprev foi distinguida com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, atribuída pelo Município, como reconhecimento do seu contributo para a economia local.

A Endiprev é uma empresa constituída em 2009, liderada por cinco jovens (3 de Mortágua, 1 de Torres Novas, 1 de Vila Nova de Paiva), todos com formação na área da Engenharia. É especializada no diagnóstico de avarias de todo o tipo de sistemas electromecatrónicos e na operação, comissionamento e inspeções de Parques Eólicos.

A empresa está presente um pouco por todo o mundo, designadamente nos Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Bélgica, Reino Unido, Roménia, Croácia, Rússia, Brasil, Marrocos e mais recentemente na Etiópia, onde foi a primeira empresa portuguesa a abrir uma filial.

É apontada como um exemplo de empreendedorismo jovem de sucesso. O seu crescimento tem sido exponencial, traduzido na expansão dos seus mercados/clientes e no volume de faturação, que em 2013 ultrapassou os 2 milhões de euros, sendo que 89% do negócio teve origem na exportação de serviços.

O Presidente da Câmara destaca o percurso de cinco jovens com espírito empreendedor, ousadia e capacidade de visão, que souberam desenvolver um projeto sustentável, construído com trabalho, empenho e seriedade, sendo hoje uma empresa de referência a nível nacional e internacional na área da operação dos parques eólicos. “Espero que continuem a crescer como até aqui, porque o sucesso deles é também o sucesso do país”.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt