Município promoveu tarde recreativa para a população sénior, com baile e merenda

Data: 2015-01-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

 

Aproveitando a comemoração dos Reis e tendo como objetivo proporcionar um dia de animação e convívio à população sénior do concelho, a Câmara Municipal promoveu no passado dia 11 (domingo), uma tarde dançante e merenda tradicional. A iniciativa integra um programa mais alargado de ações que visam a promoção do bem estar e lazer da população idosa do concelho – Programa Municipal “Viver Mais. Viver Feliz”, que inclui também o tradicional Passeio dos Idosos.

A atividade sócio-cultural denominada “Venha Dançar e Merendar”, decorreu no refeitório dos Estaleiros Municipais, transformado por algumas horas em pista de dança. A animação esteve a cargo da organista Magda Sofia, do Freixo, que animou o ambiente com músicas tipicamente de baile, bem populares e mexidas, e só não dançou quem mesmo não podia, sobretudo por questões de saúde.  

Ao mesmo tempo foi saboreada uma merenda de cariz tradicional, sendo constituída por petinga com capa, carapaus de escabeche, pataniscas de bacalhau, favas à portuguesa, moelas, enchidos, bôla de carne, caldo verde, entre outras iguarias, para acompanhar com vinho, sumos, água. Nesta época festiva não podia faltar também o Bolo-Rei.

O Presidente da Câmara esteve presente, conversou e conviveu com os participantes, e não resistiu também a um pé de dança. Sobre a iniciativa, explicou a sua razão: “Quando realizámos o Passeio dos Idosos, muitos deles disseram que gostavam que houvesse outros momentos de convívio ao longo do ano, que não se ficasse apenas pelo passeio. Muitas pessoas só tem estes momentos para se encontrarem e conviverem. O que nós queremos é proporcionar um bocado de tempo bem passado, num ambiente familiar e acolhedor, em convívio”.

Nas palavras que dirigiu aos presentes, Júlio Norte referiu que “as gerações mais velhas trabalharam durante toda uma vida, que não foi fácil, criaram os seus filhos e contribuíram para que Mortágua seja hoje uma terra a que orgulhosamente pertencemos, sendo justo que tenham agora como recompensa uma vida tranquila e feliz”.

Estando a iniciar-se um novo ano, aproveitou para desejar a todos um bom ano, com votos especiais de muita saúde.

Os participantes mostraram-se agradados pela iniciativa, sendo opinião unânime de que devia haver mais iniciativas do género ao longo do ano. “Estou a achar maravilhoso, até parece o dia do meu casamento. Foi uma ótima ideia da Câmara, devia haver mais vezes”, disse-nos Norberto Vaz, do Freixo.

“Isto dá-nos um novo espírito, é a melhor terapia que se pode fazer. As pessoas idosas devem sair, conviver, só faz bem à velhice. Eu estava de manhã em casa e ansiosa que chegasse este momento”, contou Alcina Dias, de Vila Gosendo.

Questionado se valeu a pena sair de casa para participar no evento, Orlando Carreira, natural do Moitinhal, não hesitou: “Nem se pergunta, é um convívio espetacular. Acho que devem continuar”.

“Estou a achar um dia fantástico. Faz recordar os tempos da mocidade, e mais eu que era danada para dançar”, respondeu-nos Maria Alice, do Falgaroso da Serra, que elogiou também a merenda. “Estava muito boa, é à moda antiga”.

Segundo o Presidente da Câmara, a questão do envelhecimento populacional representa um grande desafio. “Por um lado, é um fator positivo, significa que as pessoas vivem mais tempo, que há mais qualidade de vida, melhores cuidados de saúde. Por outro, temos o contraponto, que é a baixa natalidade, com as consequências que isso tem no desenvolvimento e futuro do país.

Estamos muito focados nos jovens, que estão a passar por muitas dificuldades, nomeadamente a nível de emprego, mas esse enfoque nos jovens não pode significar que nos esqueçamos dos outros estratos da população, bem pelo contrário. A coesão social e a solidariedade são para nós valores fundamentais”.

Atualmente as atividades dirigidas à população sénior abrangem também a área da saúde, sendo disso exemplos a Unidade Móvel de Saúde, a Unidade de Cuidados na Comunidade, que estão direcionados para a prevenção e os ensinos de saúde, e o Programa Municipal “Viva Mais. Mexa-se!”, que promove os benefícios da atividade física para um envelhecimento ativo e saudável.

O Município pretende também lançar o Cartão Municipal do Idoso, que permitirá aos seniores obter descontos na utilização de equipamentos municipais, bem como na aquisição de bens e serviços, numa parceria com o Comércio Local.    

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt