Mercadinho de Natal registou elevada afluência de público

Data: 2014-12-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Mercadinho de Natal realizado no passado domingo (dia 14) revelou-se um grande sucesso, quer em termos de afluência de expositores, quer da afluência de público, registando-se a presença de várias centenas de pessoas ao longo de todo o dia.

Tendo mais uma vez como cenário a Praça do Município, a organização do evento esteve a cargo da Comissão de Finalistas do Agrupamento de Escolas de Mortágua, sendo também uma forma de ajudar os estudantes a angariar receitas para a viagem de finalistas.

O Mercadinho estendia-se por toda a Praça do Município, distribuído por cerca de 40 bancas, dinamizadas por Associações e Particulares. No espaço os visitantes podiam encontrar a gastronomia relacionada com a quadra, com destaque para a doçaria. Não podiam faltar as filhoses, os sonhos, os coscoréus, as rabanadas, as broinhas de Natal, além de variados bolos e doces caseiros, o mel puro da serra. Os produtos da terra também lá estavam, incluindo as abóboras, os frutos secos, as couves para a Consoada.

Além dos bolos e doces, as propostas gastronómicas incluíam também pão com chouriço a sair quente do forno, entre outros petiscos.

Os visitantes podiam também deliciar-se com chocolate quente e a ginjnha em copo de chocolate, amêndoa caramelizada feita na hora. Uma grande variedade de licores à base de frutos, jeropiga, chás, completavam a oferta gastronómica.

A maioria das bancas era constituída por artesanato, mais tradicional ou de criação personalizada e artística, que podiam constituir excelentes sugestões de prendas para oferecer neste Natal. Peças únicas, originais e criativas, feitas com materiais tão diversos, como tecido, madeira, cortiça, vidro, barro, raízes de árvores, ou até com recurso à reciclagem.

Os trabalhos de decoração adequados à quadra que estamos a atravessar, como os tradicionais arranjos natalícios feitos com azevinho, pinheiro, coroas, velas, bolas reluzentes, também não podiam faltar.

A animação foi uma constante ao longo de toda a manhã e tarde. O Pai Natal, acompanhado de duendes, fez-se transportar numa charrete engalanada a preceito, que percorreu as ruas à volta do Mercadinho. Foram muitas as pessoas, pequenos e graúdos, que passearam com o Pai Natal, acenando a quem passava na rua. A animação musical do Mercadinho esteve a cargo de alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

“O Mercadinho de Natal foi sem dúvida um sucesso, e este ano até tivemos a sorte do tempo ter dado uma preciosa ajuda, porque nem estava frio. A adesão das pessoas foi muito grande e parece-nos que é uma iniciativa de bastante agrado da população, não só pela mostra dos produtos mas também pelo ambiente humano, o encontro fraterno das pessoas que se cria à sua volta”, refere o Presidente da Câmara, Júlio Norte.

“É uma iniciativa que ajuda a promover os produtores, artesãos e criadores do nosso concelho, além de animar a Vila em termos comerciais, porque traz mais gente para a rua”, acrescenta.

O Presidente da Câmara deixa uma palavra de agradecimento às Associações e Particulares que deram vida ao Mercadinho de Natal, bem como uma palavra de apreço para os alunos finalistas, “que fizeram um excelente trabalho organizativo, tudo funcionou bem e portanto devem ser felicitados”. “Acho que este tipo de iniciativas dos alunos é muito importante para a sua autoconfiança e ajudam no seu processo de desenvolvimento pessoal”, afirma.

O Natal vai continuar a ser celebrado em Mortágua com várias iniciativas, que se prolongam até aos Reis: animação de rua com a Filarmónica de Mortágua e a Escola de Música da Academia Cogit`Arte e o Cantinho do Pai Natal no dia 20; a Marcha do Bolo Rei Solidário no dia 21; apresentação do teatro “O Pequeno Trevo”, também no dia 21; animação de rua com o Pai Natal, duendes, mimos e outras animações, no dia 24; o Concerto de Natal no dia 28 e finalmente o Encontro de Cantadores de Janeiras no dia 2 de janeiro.

De referir ainda as exposições que vão estar patentes no Centro de Animação Cultural. Uma constituída por trabalhos executados pelos utentes do Centro de Atividade Ocupacionais para Cidadãos Portadores de Deficiência, da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, e outra constituída por presépios alusivos ao Natal executados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

 

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt