Dia das Bibliotecas Escolares

Data: 2014-10-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Presidente da Câmara convidado a contar uma história às crianças do Pré-Escolar

 

Durante o mês de outubro as Bibliotecas Escolares estão a desenvolver diversas actividades, no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Associando-se à comemoração, a Biblioteca Escolar do Centro Educativo dirigiu o convite a várias pessoas para contarem histórias às crianças do Pré-Escolar e 1ºCiclo, ao longo do mês. Um dos convidados foi o Presidente da Câmara Municipal, que aceitou o desafio e esteve no passado dia 27, Dia da Biblioteca Escolar, naquele estabelecimento de ensino, a contar uma história.

Acompanhado pelo Director do Agrupamento de Escolas, Dr. Rui Parada, Coordenador Prof.Rui Alcino, Educadoras e Técnicas da Biblioteca Escolar, o Presidente da Câmara teve à sua frente uma plateia de 136 crianças do Pré-Escolar, que ouviram a história “A coisa que mais dói no mundo”.

Trata-se de uma fábula baseada num conto tradicional africano (Costa do Marfim), com texto de Paco Liván e ilustração de Roger Olmos, que versa sobre a mentira e os males que pode causar, sendo uma reflexão sobre os comportamentos dos seres humanos.

Como é habitual nestas histórias, no final há sempre uma lição moral a retirar, uma mensagem. No texto é dito que “de todas as feridas a que mais dói é a mentira”.

“ Mentir é feio e podem estar a acusar um colega de uma coisa que ele não fez. Devemos ser sinceros e dizer a verdade”, foi o conselho deixado às crianças pelo Presidente da Câmara, na conclusão da leitura.

No final, o Presidente da Câmara disse que tinha sido um prazer estar na pele de contador de histórias, agradeceu o convite do Agrupamento de Escolas /Biblioteca Escolar e recebeu simbolicamente um livro oferecido pelas técnicas da Biblioteca.

Na parte da tarde houve a leitura de mais dois contos, “Dom leão e dona Catatua” (de Manuela Micaelo) e Simão mentiras (de Roberto Aliaga), sendo a assistência constituída por cerca de 80 alunos do 1ºano de escolaridade. A narradora foi a Dra. Teresa Branquinho, directora da Biblioteca Municipal.

Ao longo do corrente mês já aconteceram outros momentos de dinamização de leitura, que estiveram a cargo de professoras que já não estão no activo e dos alunos do 4 ºano.

As actividades que assinalam o mês das Bibliotecas Escolares encerram no dia 31 (sexta-feira), com histórias sobre “bruxinhas”, aproveitando a comemoração do Halloween.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt