Geminação entre os dois municípios - Representação de Mortágua desloca-se a Wormeldange

Data: 2004-05-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Vai realizar-se entre os dias 4 e 7 de Junho o encontro de Geminação entre os Municípios de Mortágua e de Wormeldange (Luxemburgo). Este ano duas associações da cidade de Wormeldange vão festejar o seu centenário - a Filarmónica e os Bombeiros Sapadores - e a comissão organizadora dos festejos aproveitou este duplo acontecimento para propor à Comuna de Wormeldange a geminação entre os dois municípios, correspondendo à vontade expressa várias vezes pelos habitantes mortaguenses radicados naquela localidade para que fossem reforçados os laços que já existem entre as duas comunidades, oficializando a sua geminação.

Convém recordar, a propósito, que há dois anos os Bombeiros da Cidade do Luxemburgo ofereceram uma auto-escada à Corporação dos Bombeiros Voluntários de Mortágua. No mesmo ano uma delegação daquela cidade, chefiada pelo seu Burgomestre, foi recebida nos Paços do Concelho de Mortágua, tendo ainda visitado o Quartel dos Bombeiros e a Barragem da Aguieira.

Recebida a proposta de geminação, foi a mesma submetida à apreciação da Câmara e da Assembleia Municipal, tendo merecido aprovação unânime por parte dos dois Órgãos.

A cerimónia oficial de geminação está marcada para o dia 5 (sábado), à tarde.

Para participar na cerimónia de geminação vai deslocar-se a Wormeldange uma representação da Câmara Municipal, dos Bombeiros Voluntários e da Filarmónica de Mortágua, associando-se assim estas duas últimas ás comemorações do centenário das suas congéneres luxemburguesas.

O programa da geminação inclui ainda uma visita guiada à cidade do Luxemburgo, além de visitas à região e a instituições locais, a inauguração das instalações da União Desportiva Portuguesa de Wormeldange e uma Noite Portuguesa.

No dia 4 a Filarmónica de Mortágua realizará um concerto e no dia 6 os Bombeiros Voluntários de Mortágua irão participar num desfile de Corpos de Bombeiros. O regresso está previsto para a tarde do dia 7.

Wormeldange é uma Vila situada no vale de Moselle, junto ao rio com o mesmo nome, e na fronteira com a Alemanha. Tem uma população de cerca de 2390 habitantes, sendo um dos principais centros de produção de vinho do Grão-Ducado do Luxemburgo.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt