Novo ano letivo arrancou no dia 15 para todos os níveis de ensino

Data: 2014-09-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O novo ano letivo no Agrupamento de Escolas de Mortágua arrancou oficialmente na passada segunda-feira, dia 15, tendo a abertura decorrido normalmente. Um total de 970 alunos estão matriculados nos vários níveis de ensino , sendo 137 no Pré-Escolar, 246 no 1ºCEB, 146 no 2º CEB, 224 no 3º CEB, 173 no Secundário e 44 nos Cursos Profissionais.

No Pavilhão Polivalente da Escola Secundária realizou-se uma Sessão de Boas Vindas a todos os alunos do 2º, 3 º Ciclos e Secundário, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, a convite do Agrupamento, como tem sido tradição noutros anos.

Perante uma plateia repleta de alunos e um número significativo de Pais e Encarregados de Educação, o Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, saudou todos os alunos e especialmente os que estão a frequentar pela primeira vez a Escola Básica 2.3 e a Escola Secundária. Antes desta cerimónia, o Diretor do Agrupamento e o Presidente da Câmara tinham estado presentes na receção às crianças no Centro Educativo.

Relativamente ao início do novo ano letivo, o Diretor do Agrupamento informou que os professores estão quase todos colocados, faltando apenas preencher alguns lugares nos Cursos Profissionais, que previsivelmente deverão ficar preenchidos na próxima semana.

Deu conta que no seguimento das recomendações dos alunos, nomeadamente nos Órgãos de escola, a Direção do Agrupamento procedeu a alterações na grelha horária, que visaram aumentar os tempos de intervalo, tendo-se constatado no ano anterior que eram muito curtos e causavam alguns transtornos aos alunos e no normal funcionamento das aulas. Referiu que essa alteração foi possível graças também à colaboração da Câmara Municipal, que para o efeito efetuou alguns ajustamentos no sistema de transportes.

Referiu também que foram realizados alguns melhoramentos no ginásio da Escola Secundária, que contemplaram o pavimento do campo de jogos e os balneários.

No final desejou a todos os alunos um “excelente ano escolar” e que “para o ano estejam todos no ano seguinte”. Para os Professores e Funcionários desejou também um ano de sucessos pessoais, profissionais e familiares.

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, agradeceu o convite para estar presente na cerimónia de abertura do ano letivo, saudou os alunos e toda a comunidade educativa, e afirmou que o primeiro dia de aulas é sempre um dia especial e único.

Dirigindo-se aos alunos, lembrou que é de pequeno que se começa a construir o futuro e que quanto melhor for a formação obtida mais possibilidades terão de sucesso na vida. “Por isso vocês têm de estar atentos, motivados e pensarem também que estão aqui para serem felizes ao longo de todo o ano”.

Referiu, por outro lado, o esforço que foi feito para melhorar os horários de transporte, nomeadamente para que os alunos que vivem em locais mais distantes da sede do concelho não tivessem de acordar muito cedo para “apanhar” o seu meio de transporte.

O Presidente da Câmara realçou ainda a dedicação e o empenho do Diretor do Agrupamento, Rui Parada, e da sua equipa, incluindo Professores e Funcionários, bem como da Presidente do Conselho Geral, Prof. Fátima Potró, sublinhando nomeadamente os excelentes resultados obtidos nas várias avaliações ao Agrupamento. “Estamos numa escola que atingiu um nível muito importante. O que só se consegue com uma boa equipa, uma forte liderança e alunos motivados”, disse.

Deixou também palavras para a Associação de Pais, no sentido de todos trabalharem de mãos dadas. No final deixou a seguinte mensagem aos alunos: “Aproveitem o dia de dia de hoje para reverem os colegas, partilharem as vossas aventuras e experiências das férias, mas amanhã comecem a estudar. Para todos um bom ano, sejam felizes na vossa escola”.

No presente ano letivo e à semelhança de anos anteriores, o Município assegura os serviços de apoio à família (fornecimento de refeição escolar gratuita e Prolongamento de Horário), as Atividades de Enriquecimento Curricular (Desporto, Música e inglês), a rede de transportes escolares, e garante os apoios sócio-económicos no âmbito da Ação Social Escolar.

A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Profª Fátima Potró, referiu que “este é o primeiro dia de um novo percurso repleto de desafios, de novas aprendizagens e conquistas...”. Dirigindo-se aos alunos, referiu que o acompanhamento dos pais e dos professores, sendo um alicerce fundamental, de nada servirá sem o empenhado esforço dos próprios.

A Presidente da Associação de Pais, Ana Paula Cordeiro, no uso da palavra, referiu que a associação é uma entidade parceira na escola, “que está ao lado da escola na resolução dos problemas e na procura das melhores soluções, tendo em vista o sucesso dos alunos".

Apelou à dedicação, ao empenho, à participação cívica e construtiva dos alunos na escola. Por fim, desejou um ano de sucesso para todos e sobretudo que “sejam bons naquilo que vierem a seguir no futuro em termos profissionais”.

Diana Ramos, em representação da Direção da Associação de Estudantes, apelou aos colegas para que todos se empenhem e trabalhem para que a escola continue a ter o sucesso que tem tido e principalmente que “todos possamos dar o melhor de nós naquilo que queremos ser e naquilo que queremos fazer”. Aos professores pediu que continuem a estar presentes e a apoiar os alunos, como tem acontecido até aqui.

Após esta sessão os alunos foram recebidos pelos respetivos Diretores de Turma, tendo-se iniciado as aulas no período da tarde.

 

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt