Bombeiros de Mortágua receberam Equipamento de Proteção Individual. Município comparticipa parte do investimento.

Data: 2014-08-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Os Bombeiros Voluntários de Mortágua passaram a contar com novo equipamento de proteção individual que lhes garante maior segurança no teatro de operações.

No passado dia 13 foi assinado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o protocolo entre a CIM da Região de Coimbra e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mortágua.

Na assinatura do protocolo marcaram presença o Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra (CIM-RC), Presidente da Câmara Municipal, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários e Comandante dos Bombeiros.

Ao todo foram entregues 45 fardas, compostas por calça, dólmen, cogula e capacete. Tratam-se de equipamentos de última geração, produzidos com material ignífugo e que garantem uma maior proteção dos bombeiros.

A aquisição deste equipamento decorreu de uma candidatura apresentada pela CIM - Região de Coimbra, ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (QREN), mais concretamente ao Eixo Prioritário II – Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos “. A candidatura denominada “Equipamentos de Combate a Incêndios em Espaços Naturais da Região de Coimbra (ECIEN- RC), representa um investimento global de 435 mil euros, mais IVA.

O investimento é repartido da seguinte foram: 85% financiado por fundos comunitários, através do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), 7,5% pelo Ministério da Administração Interna e os restantes 7,5% são assumidos pelos Municípios.

A CIM- RC assumiu a coordenação administrativa da operação, ou seja, a realização do procedimento concursal para a aquisição do equipamento e respetiva adjudicação.

Entretanto já foi aberto o procedimento concursal para aquisição do restante equipamento de proteção individual, botas e luvas, que representa um investimento de cerca de 200 mil euros. Mas neste caso o esforço financeiro será apenas repartido entre fundos comunitários e Municípios.

O Presidente da Câmara, José Júlio Norte, considerou que esta iniciativa “é da maior importância para a proteção e segurança dos bombeiros no teatro de operações, reduzindo os riscos para a sua integridade física e vida”. Destacou também o empenho da CIM da Região de Coimbra em todo este processo, no sentido de dotar as corporações com este tipo de equipamento o mais rápido possível, ainda dentro do chamado período crítico de verão.

A Câmara Municipal vai garantir a compartipação para aquisição do equipamento ainda em falta, botas e luvas. “Os bombeiros correm riscos a defender bens e vidas alheias, nunca nos podemos esquecer disso. É fundamental que os bombeiros estejam bem protegidos da cabeça aos pés, e que quando vão para um incêndio saibam que levam um equipamento que à partida lhes garante alguma segurança adicional”, refere.

O Presidente da Câmara destacou o empenho, a abnegação e eficiência dos Bombeiros de Mortágua e de todos os bombeiros portugueses, afirmando que são os “verdadeiros heróis do nosso tempo”, sendo merecedores do nosso maior respeito e admiração.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt