Alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico do concelho iniciaram a aprendizagem do Inglês

Data: 2005-09-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


As Escolas Primárias de Pala e de Mortágua foram as primeiras a dar o pontapé de saída no programa de ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho. Ao todo vão ser abrangidos 160 alunos, sendo 82 do 3ºano e 78 do 4ºano, distribuídos por dez turmas e pelas seguintes escolas: Espinho, Felgueira, Marmeleira, Mortágua (duas), Pala, Vale de Açores, Vale de Remígio, Vila Meã e Vila Moinhos. As aulas, de frequência gratuita, terão a duração de 90 minutos por semana, no horário entre as 16h00 e as 17h30 e em regime extra-curricular. As aulas são asseguradas por dois professores de Inglês contratados pelo Município para esse objectivo específico. A introdução do ensino do Inglês no 1ºCiclo do Ensino Básico teve por base uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mortágua ao Ministério da Educação, no âmbito da medida tomada pelo governo de generalizar o ensino daquela língua estrangeira ao 1ºCiclo do Ensino Básico.

Medida já constava do Plano de Actividades da Câmara Municipal

Ainda antes do governo ter anunciado a implementação desta medida no 1º Ciclo do Ensino Básico, a Câmara Municipal de Mortágua já tinha decidido, ela própria, avançar com a introdução do Inglês nas escolas do 1ºCiclo do Concelho. “Era uma das medidas previstas no nosso Plano de Actividades para o ano lectivo 2005-2006 na área da Educação”, esclarece o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes.
Afonso Abrantes considera que esta é uma medida que terá um enorme impacto no futuro. “A aprendizagem precoce do Inglês é fundamental para que as nossas crianças desenvolvam competências a este nível e daqui a alguns anos notar-se-ão os resultados. No actual contexto da União Europeia, da mobilidade das pessoas, da equiparação dos cursos universitários, da integração das economias, será um factor decisivo para quem quiser obter os melhores empregos e concorrer com outros jovens, quer portugueses quer europeus”.
O arranque do ano lectivo no concelho decorreu com toda a normalidade, nomeadamente a nível da colocação de professores. Este ano houve uma alteração com o alargamento do horário de funcionamento dos Jardins de Infância e Escolas do 1ºCiclo (ensino público). Está previsto que no caso da Escola do 1º Ciclo de Mortágua esse regime alargado de horário funcionará todos os dias, enquanto para as restante escolas do concelho será uma vez por semana. A estes dias junta-se o dia semanal dedicado ao ensino do Inglês. Quanto às Prés, para os estabelecimentos da Vila será duas vezes por semana e para as outras uma vez por semana. A alteração de horários irá implicar uma reorganização de algumas actividades extra-curriculares, como o Desporto Escolar, de forma a conciliar todas as actividades, lectivas e não lectivas.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt