Município promoveu “Passeio dos Idosos”, com visita ao Santuário de Fátima e à Nazaré

Data: 2014-06-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Município de Mortágua promoveu no passado dia 26 o tradicional Passeio dos Idosos, que teve como destino o Santuário de Fátima e a cidade da Nazaré. Cerca de 650 idosos participaram neste Passeio, que integra o Programa “Viver Mais. Viver Feliz”, o qual tem por objetivo proporcionar momentos de convívio e lazer à população mais idosa do concelho.

Durante a manhã os nossos idosos visitaram toda a zona do Santuário, a Basílica de Nª Sr.a do Rosário, a nova Basílica da Santíssima Trindade, e assistiram à missa que decorria na Capelinha das Aparições.

E tiveram uma agradável surpresa, uma eucaristia presidida pelo Padre Francisco Tomás, Pároco da Unidade Pastoral de Mortágua, realizada pelas 12 horas na Capela da Morte de Cristo, que se encontrava praticamente repleta. Na sua brilhante homília, deixou uma mensagem de esperança a todos os participantes, apelando a que acreditem e confiem, neles próprios e na Nossa Senhora, para vencer as dificuldades que possam aparecer no caminho das suas vidas.

Em nome dos participantes, o Presidente da Câmara agradeceu o gesto do Padre Tomás e as suas palavras de encorajamento, e afirmou que os Mortaguenses já o consideram um “filho da terra”.

Seguiu-se o almoço, que teve lugar num dos parques envolventes ao Santuário. Estenderam-se os farnéis pelas mesas e à sombra, num dia que se apresentou com uma temperatura muito agradável. Pelas 14h30 deu-se início à partida para a pitoresca cidade-praia da Nazaré, agora também mundialmente famosa pelas suas ondas gigantes. Houve tempo para um passeio ao longo da marginal e fazer algumas compras, incluindo o tradicional peixe seco.

Era hora de partir para Mortágua, tendo a chegada acontecido por volta das 19h30, após um dia bem passado e animado, em que a boa disposição foi a tónica dominante.

A acompanhar os idosos estiveram o Presidente da Câmara Municipal e Vereadores do Executivo Municipal, Funcionários do Município, três Enfermeiras do Centro de Saúde de Mortágua, uma Técnica e uma Enfermeira da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.

Segundo o Presidente da Câmara, José Júlio Norte, o Passeio dos Idosos já é uma tradição: “As pessoas só não participam quando não têm mesmo condições de saúde para o fazer e estão sempre ansiosas por chegar este dia, o que diz muito do significado desta iniciativa”.

E refere que não é tanto por ser gratuito que as pessoas se inscrevem: “Talvez no início dos Passeios esse fator tivesse alguma influência, mas hoje em dia penso que não acontece isso. É sobretudo pelo convívio, o passar um dia diferente, o sair da rotina diária, até porque a grande maioria já conhece estes locais”.

Este foi o primeiro passeio organizado pelo atual Executivo Municipal, uma iniciativa que é para continuar: “Os idosos do concelho de Mortágua, como todos os idosos deste país, merecem o nosso maior respeito e a nossa maior atenção, por toda uma vida de trabalho e sacrifícios que tiveram no passado. Portanto, não estamos a dar nada, o que estamos a fazer é um ato de inteira justiça por tudo o que já deram à sociedade e ao desenvolvimento de Mortágua”.

E acrescenta: “A nossa grande aposta tem sido o apoio aos jovens e aos setores mais carenciados da população, mas nunca esquecendo o apoio aos idosos, porque a coesão social e a solidariedade são para nós valores fundamentais. Esse apoio passa pela área social, mas também pela saúde e outras valências, como demonstrámos ainda recentemente com o reforço da intervenção da Unidade de Cuidados na Comunidade, que dá apoio ao domicilio na área da saúde, sendo justamente a população idosa a principal beneficiária desse serviço”.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt