Inauguração do Parque Urbano das Nogueiras. Um novo espaço de descanso, lazer e convívio no centro da Vila

Data: 2014-06-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

Integrado no programa de comemoração do Dia do Município, foi também inaugurado o Parque Urbano das Nogueiras, situado no coração da vila e com interligação à praça central da vila, sendo mais uma área de lazer, descanso e convívio ao dispor dos mortaguenses e dos visitantes.

Coube ao Presidente da Câmara Municipal, de forma simbólica, abrir o portão de entrada no novo Parque, convidando de seguida todas as pessoas a conhecerem o espaço. Muitas crianças aguardavam já ansiosas aquele momento, tendo sido as primeiras a entrar, correndo de imediato para os vários equipamentos infantis ali instalados.

 

  

 

  

São cerca de 6000 m2 de área dotados de amplos relvados, árvores de várias espécies (incluindo nogueiras, que dão a designação ao Parque ), um parque infantil, bancos de jardim, circuitos para caminhada, pensados para servir todas as faixas etárias, crianças, jovens e adultos. É um espaço privilegiado para as pessoas caminharem, descansarem, relaxarem do stress do dia a dia, dar um passeio em família, brincar com os filhos. O Parque encontra-se vedado e possui uma zona de estacionamento de apoio.

Como o Parque possuía poucas árvores e as que foram plantadas estão ainda numa fase de crescimento, o Município adquiriu uma parcela de terreno que já se encontrava arborizada, que vai garantir sombra, bem como uma ligação à Ribeira da Fraga, e permitir criar uma outra zona no Parque das Nogueiras, que poderá funcionar como uma área de merendas. Uma intervenção que ficará para uma segunda fase.

Com esta obra e outras que estão a ser desenvolvidas, o Município prossegue o objetivo de regeneração urbana do centro da vila, no sentido de dar uma nova cara e uma nova vida ao centro de Mortágua. A melhoria das acessibilidades, com a eliminação de algumas barreiras arquitetónicas, a adequação de passeios e zonas pedonais, e a requalificação da zona situada nas traseiras do edifício da Câmara Municipal, são algumas intervenções que se inserem nessa requalificação do centro urbano.

Pretende-se, assim, harmonizar e valorizar o centro urbano de Mortágua, tornando-o mais agradável e atrativo a quem o visita. O Município irá procurar realizar estas intervenções, na maior medida possível, com os seus meios próprios.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt