Crianças do Jardim-Escola João de Deus oferecem árvore para o Parque das Nogueiras

Data: 2014-04-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


As crianças do Jardim-Escola João de Deus, da Vila de Mortágua, ofereceram uma árvore para ser plantada no Parque das Nogueiras, que está em fase de execução.

A árvore foi plantada na manhã do dia 2 e a espécie escolhida foi uma nogueira, fazendo jus ao nome do Parque. Acompanhadas das suas Educadoras, as crianças assistiram à plantação da árvore, operação que esteve a cargo do jardineiro do Município, Jorge Matos.

Antes de colocar a árvore na respectiva cova, o técnico municipal explicou às crianças a importância de plantar árvores e os cuidados a ter para que cresçam saudáveis, tendo-lhes sido dito, nomeadamente, que as árvores nesta fase necessitam de muita água, pelo menos uma vez por semana, para que as raízes comecem a fixar-se ao solo. Terminado o trabalho de plantação, as crianças bateram palmas, alegres e satisfeitas com o seu gesto.

 “Todos os anos costumamos plantar uma árvore ou um arbusto no recinto da escola. Mas já temos o recinto repleto de árvores e por essa razão decidimos fazer no exterior. Perguntámos ao Município onde poderíamos plantar e foi-nos sugerido este parque e concretamente a plantação de uma nogueira, que é uma árvore emblemática deste local”, explicou-nos Ana, directora da instituição.

A plantação era para ter sido efectuada no Dia Mundial da Árvore, mas não foi possível nessa data: “por um lado ainda não tínhamos a árvore e por outro o estado do tempo também não era propício a trazer as crianças cá para fora”, contou.

Daqui a alguns meses as crianças vão voltar ao parque, “para ver como a árvore cresceu e regá-la”. “Também gostaríamos de colocar uma pequena placa junto da árvore, com o nome cientifico, as suas características e a indicação de que foi doada pelas crianças do Jardim-Escola“.

Esta foi a última arvore a ser plantada no parque, seguindo-se agora o arrelvamento do terreno e implantação do sistema de rega.

Para além de nogueiras, no Parque foram plantadas outras espécies, como freixos, carvalhos, amendoeiras e cerejeiras de jardim, e sorbus. Na zona de estacionamento confinante ao parque foram plantadas bétulas, também conhecidas por vidoeiros.

O Parque das Nogueiras, situado a poucos metros da Praça do Município, irá privilegiar zonas amplas de relvado e jardim, incluindo ainda um Parque Infantil, constituindo assim um espaço de lazer para toda a família.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt