Empresas PME Excelência da região. Duas empresas de Mortágua entre as homenageadas.

Data: 2014-03-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

Decorreu no passado dia 7, no Casino da Figueira da Foz, a cerimónia de homenagem às 57 empresas da região que foram distinguidas em 2014 com o galardão PME Excelência, numa iniciativa do Diário de Coimbra.

Na cerimónia, presidida pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, marcaram presença os representantes das empresas homenageadas, autarcas e outras entidades públicas e privadas. O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua marcou presença no evento, tendo-se associado à homenagem às duas empresas de Mortágua que foram este ano distinguidas com o Prémio PME Excelência - a Cortagri e a Endiprev.

A Cortagri – Cortegaça Agrícola, L.da, dedica-se ao desenvolvimento de atividades pecuárias, agrícolas e silvícolas, sendo a Inseminação Artificial de Coelhas a sua competência central.
A empresa, fundada em 1997, encontra-se localizada em Cortegaça e foi pioneira em Portugal neste ramo de atividade.

A Endiprev é uma empresa na área de energia que realiza diagnóstico de avarias de todo o tipo de sistemas electromecatrónicos (motores, geradores, conversores de potência e transformadores). Realiza também operação, manutenção, comissionamento e inspeções de qualidade em Parques Eólicos, a nível mundial. A empresa, criada em 2009, encontra-se sediada no Ninho de Empresas de Mortágua. É um exemplo de empreendedorismo jovem e projeto de sucesso, dinamizado por cinco jovens com formação na área da Engenharia Eletrotécnica. Em 2013 a empresa exportou mais de 80% dos seus serviços, estando presente em vários países da Europa, América do Norte, América do Sul, e mais recentemente em África.

 “É um indicador muito positivo, nos últimos anos temos tido sempre empresas do concelho, de diferentes áreas de atividade, distinguidas com o PME Excelência e este ano temos duas empresas que recebem esta distinção pela primeira vez.

Estas empresas têm o mérito de serem inovadoras nas suas áreas de intervenção e numa conjuntura particularmente desfavorável souberam remar contra a maré e atingir os seus objetivos”, destaca o Presidente da Câmara, José Júlio Norte.

Acrescentando: “O Município está ao lado das empresas, assumindo-se como um parceiro, um interlocutor interessado e uma instituição amiga das empresas”.

Certificado de reputação e mérito empresarial

O PME Excelência é um estatuto de qualificação empresarial criado pelo IAPMEI, em parceria com várias instituições, que distingue as pequenas e médias empresas que apresentaram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão no exercício do ano anterior.

São empresas que apresentam rácios de solidez financeira e de rendibilidade acima da média nacional, que têm sabido manter altos padrões competitivos num contexto particularmente exigente e que estão a conseguir ultrapassar a crise com crescimento, consolidação de resultados, e contributos ativos na criação de riqueza e de emprego das regiões onde se inserem

Associadas ao estatuto estão condições de maior facilidade no acesso ao crédito, melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos ou serviços, facilitação na relação com a banca e a administração pública, e um certificado de qualidade na sua relação com o mercado.

A seleção das PME Excelência é feita anualmente a partir do universo das PME Líder, criando um instrumento de visibilidade acrescida para o grupo de empresas que em cada ano se destaque pelos melhores resultados.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt