Carnaval Escolar sau rua

Data: 2014-03-03
Fonte:


Este ano a instabilidade do tempo pregou uma “partida de Carnaval” e obrigou a uma alteração de planos na organização do tradicional desfile carnavalesco das crianças do Agrupamento de Escolas, realizado no passado dia 28 (sexta-feira).

Por essa razão, o cortejo não percorreu as ruas do centro da Vila, como tem sido habitual em anos anteriores, tendo-se confinado aos arruamentos envolventes ao Centro Educativo, junto à Gândara.

A mudança do local de realização do cortejo foi anunciada por um carro de som, pelas ruas da vila, uma hora antes, para que os pais e familiares pudessem deslocar-se atempadamente para o novo ponto de encontro.

O desfile, muito colorido e animado, integrou cerca de 400 crianças, da Creche, Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, além de Professores, Educadoras e Auxiliares.

O Agrupamento de Escolas deixou ao critério dos pais e imaginação das crianças a escolha da indumentária carnavalesca.

As fantasias escolhidas eram muito variadas. Os rapazes preferiram imitar os heróis do cinema e da banda desenhada, ou diferentes profissões (bombeiro, médico, enfermeira, policia, construtor). No caso das raparigas, entre as personagens favoritas estavam as princesas, as fadas, as sevilhanas.

Havia ainda muitas crianças maquilhadas como se fossem adultos e trajadas com roupas de antigamente, ligadas aos modos de vida no campo.

A exceção à regra foi a turma do 3ºC, que apresentou um desfile homogéneo, com as crianças a desfilarem aos pares, elas com sombrinha, eles com bengala, trajando de damas e cavalheiros. Os vestidos confecionados com plástico, as cartolas e as sombrinhas decorados com papel de jornal e de revistas, aliaram a reutilização de materiais à criatividade.

A mudança de local do cortejo acabou por ser acertada, dado que estava mesmo o cortejo a chegar ao fim quando a chuva voltou e com grande intensidade.

A frente do Centro Educativo concentraram-se muitos pais e avós, para ver o seu filho ou neto a desfilar, e registar aquele momento no álbum das recordações.

Ao longo do desfile as crianças deram largas à sua alegria e irreverência, vivendo um dia diferente e inesquecível para elas.

Pinóquio inspirou desfile do Jardim-Escola João de Deus

Como é tradição, as crianças do Jardim-Escola João de Deus também saíram à rua para festejar o Carnaval. Como o estabelecimento de ensino está no centro da Vila e o número de crianças é mais reduzido, foi possível efetuar o cortejo pelas principais artérias da baixa da Vila.

O tema escolhido foi a famosa história infantil do Pinóquio. Os meninos assumiram a personagem de Pinóquio, o famoso boneco de madeira, com o seu característico nariz comprido, que ganhou vida, enquanto as meninas fizeram de Fada Madrinha e as Educadoras e Auxiliares de Gepeto, o carpinteiro.

A população acolhe sempre com muito agrado o desfile carnavalesco das escolas e jardins de infância, até porque o Carnaval é uma tradição cada vez menos comemorada.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt