Executivo Municipal visitou empresa Labialfarma, situada na Felgueira

Data: 2013-11-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Executivo Municipal visitou no passado dia 22 a empresa farmacêutica Labialfarma, localizada na Felgueira. Fundada em 1981, a Labialfarma é uma empresa farmacêutica e nutracêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e fabrico de produtos e formas farmacêuticas inovadoras na área da saúde e bem-estar.

O Presidente da Câmara e Vereadores foram recebidos pelo Conselho de Administração do Grupo, a que se seguiu uma reunião de trabalho que permitiu ao Executivo Municipal inteirar-se da atividade da empresa, dos projetos que está a desenvolver e perspetivas futuras.
.
Após a reunião foi proporcionada uma visita guiada às instalações fabris, nomeadamente às zonas de produção ( sólidos, semissólidos e líquidos) e controlo de qualidade.

O Grupo Labialfarma é constituído por cinco empresas. Para além da Labialfarma (empresa-mãe), integra mais três unidades na área da saúde e bem-estar: a LiqFillCaps, a Wellcare, a Nutri.add, e uma empresa na área da consultoria, a Gesconsulting. No total, o Grupo emprega 252 colaboradores. É um dos mais importantes pólos de desenvolvimento e emprego da região.

O Grupo investe anualmente e em média, entre 700 mil a 1 milhão de euros, em investigação e desenvolvimento, num esforço contínuo de acompanhamento das necessidades do mercado, de inovação e consolidação no mercado global.

Líder nacional na área dos produtos nutracêuticos

A Labialfarma é a principal empresa e área de negócio do Grupo, sendo líder nacional nos mercados dos produtos de fitoterapia, nutracêuticos e suplementos alimentares. A empresa investe na inovação cientifica e tecnológica, possuindo alguns equipamentos únicos a nível nacional, e estabeleceu parcerias estratégicas com a Universidade de Coimbra e outros centros de investigação do pais.

A aposta na competência e valorização dos seus recursos humanos, na qualidade dos produtos e excelência dos serviços prestados aos clientes, a responsabilidade social, são outros fatores diferenciadores da empresa.

A Labialfarma já foi distinguida com o Estatuto PME Lider, que constitui um certificado de reconhecimento do seu desempenho e da sua qualidade, atribuído pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas).

Em termos de mercados de venda, o Grupo tem uma forte presença no mercado ibérico, na Europa Ocidental, Europa de Leste, África, e Médio Oriente. Além disso, é presença habitual nas grandes feiras e eventos dedicados ao setor.

O Grupo empresarial regista um crescimento sustentável ao longo dos anos e para o ano de 2013 prevê um crescimento superior a 25% e um volume de negócios superior a 15 milhões de euros.

Continuar a crescer e a criar riqueza e emprego no concelho

O Presidente do Conselho de Administração do Grupo Labialfarma, Amilcar Ferraz, referiu o compromisso e empenhamento da empresa em continuar a crescer, a evoluir, mantendo a sua atividade industrial centralizada no concelho de Mortágua, criando riqueza, valor acrescentado e emprego. Alguns colaboradores da empresa, nomeadamente quadros qualificados, não eram naturais do concelho, mas acabaram por aqui fixar residência.


Amilcar Ferraz destacou, por outro lado, a “responsabilidade social” da empresa, que se traduz no apoio a causas sociais, a nível local, nacional e internacional, uma vertente que nem sempre é conhecida do público.

Desde logo a preocupação em contribuir para a qualidade de vida das pessoas que trabalham no Grupo, para o desenvolvimento da localidade e do concelho. A título de exemplo, deve-se à empresa a construção do edifício do Jardim de Infância da Felgueira, que durante décadas serviu a população infantil da Felgueira. E no próximo ano letivo, adianta, a empresa irá apoiar a aquisição de material escolar por parte dos filhos dos colaboradores. “Era algo que já fazíamos de forma pontual, mas agora é nossa intenção fazê-lo de forma generalizada”.
Uma “responsabilidade social” que passa também pelo apoio a pessoas e famílias carenciadas, a crianças com necessidades educativas especiais, e apoio às associações do concelho.
E que ultrapassa as fronteiras do nosso país, através da doação de medicamentos, material escolar, ou outras iniciativas, como foi o caso do fornecimento de um gerador de eletricidade para a Guiné.
Uma dessas iniciativas mais recentes, a que a empresa deu o nome de “Trabalho Bonito”, consistiu no envio de lotes de suplementos vitamínicos para crianças do Haiti. Como é sabido, este país das Antilhas sofreu em 2010 uma catástrofe natural (sismo), que deixou grande parte da população sem quaisquer recursos.

O Presidente da Câmara manifestou a sua satisfação por constatar que o Grupo Labialfarma está a vencer a crise, a responder com novos projetos e desafios, e referiu que é desta forma que o País vai conseguir sair da situação difícil em que atualmente se encontra.

E afirmou que os objetivos de desenvolvimento da empresa cruzam-se com os objetivos estratégicos de desenvolvimentos do concelho preconizados pelo Município, porque a dinâmica e competitividade do setor empresarial local é a chave para tornar o concelho mais atrativo e fixar população.
Destacou, por outro lado, a “obra social” da empresa, referindo que essa é uma marca das empresas e dos empresários com visão de futuro.

E expressou a total disponibilidade do Município para apoiar a empresa no que estiver ao seu alcance, contribuindo assim para que o sucesso seja cada vez maior.

No final da visita o Presidente da Câmara foi convidado a assinar o Livro de Honra da empresa.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt