Fim de Semana da Lampantana registou novo recorde

Data: 2013-11-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Servidas cerca de 2000 doses durante o evento


A quarta edição do Fim de Semana da Lampantana constituiu um sucesso e a adesão superou as expectativas. O evento contou com participação de dez restaurantes que promoveram, durante três dias (1, 2 e 3 de novembro), este prato típico de Mortágua.

O panorama era muito idêntico em quase todos os restaurantes, com salas cheias de clientes ao almoço e ao jantar, durante os três dias, vendo-se casais, famílias inteiras, grupos numerosos de amigos, todos à volta da mesa com o único intuito de saborear esta iguaria. Alguns visitantes são já uma presença assídua, o que significa que este evento já ganhou estatuto e o nome “Lampantana” entrou definitivamente no seu vocabulário.

A redução da duração do evento de quatro para três dias, em consequência da eliminação do feriado de Dia de Todos os Santos, acabou por não ter influência na adesão de público, apenas havendo uma maior concentração na procura.

“O número de doses servidas ultrapassou largamente a de anos anteriores e atingiu mesmo um novo recorde, mas ainda vamos reunir com os restaurantes aderentes para fazer esse balanço final e ao mesmo tempo ouvir as suas opiniões e sugestões. O que pudemos testemunhar, a par com os comentários e opiniões que fomos ouvindo, deixam-nos a convicção do sucesso do evento. Temos todos razões para estar satisfeitos, porque é a promoção do concelho que sai a ganhar”, refere o Presidente da Câmara, José Júlio Norte.

O Executivo Municipal marcou presença no evento. “Não é possível estar em todos os restaurantes e por isso acordámos em fazer um sorteio com os dez restaurantes participantes. A ideia é que ao longo do mandato o Executivo vá almoçar ou jantar a um restaurante sempre diferente”, explicou.

O autarca considera que o patamar que este evento já alcançou se deve sobretudo ao trabalho, esforço e profissionalismo dos restaurantes aderentes, desde a qualidade do prato até à excelência do serviço, aos quais agradece o empenho e carinho com que abraçam esta iniciativa de promoção do concelho, recebendo com a tradicional hospitalidade beirã.

O Município, que é parceiro no evento, divulgou o mesmo e ofereceu o Vinho produzido pela Sociedade Agrícola Boas Quintas, de Mortágua, que acompanhou a degustação do prato.

Mais uma vez o evento atraiu centenas de visitantes oriundos de diversos pontos da região, nomeadamente dos distritos de Coimbra, Viseu, Aveiro, e até de mais longe. Muitos mortaguenses que vivem noutras regiões do país, voltaram também à sua terra, para se juntarem em família e reviver os sabores da gastronomia local, que deixa sempre saudades.

Aproveitando a realização do evento, houve também algumas pessoas que adquiriram doses de Lampantana para levar para casa. Esta iguaria tem a particularidade de se conservar muito bem, durante vários dias, e sem perder as suas qualidades, havendo até quem ache que fica mais gostosa, porque o molho adquire consistência.

Este ano o Fim de Semana da Lampantana mereceu uma reportagem da estação televisiva SIC, o que ajudou à divulgação deste evento e do concelho à escala nacional.

Segundo o Presidente da Câmara, “este tipo de ações são muito importantes para o desenvolvimento do concelho e em particular para os setores da Restauração e Comércio Local, que precisam de ser apoiados e impulsionados”. E acrescenta: “O Município quer trabalhar em estreita colaboração com o Comércio Local e estamos recetivos a ideias e iniciativas que possam ajudar a dinamizar este setor”.












Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt