Espetáculo “Maria Terra” teve duas sessões completamente esgotadas

Data: 2013-08-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Projeto da jovem mortaguense, Sofia Portugal

O Centro de Animação Cultural acolheu nos dias 9 e 10 o espetáculo “Maria Terra”. Trata-se de um espetáculo concebido e produzido pela jovem Sofia Portugal, natural de Mortágua, e inspirado na música tradicional.

O projeto é o trabalho final do Mestrado em Teatro e Música, que Sofia Portugal está a frequentar na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa . “Eu estou ligada à música e desde cedo que tenho algum interesse sobre esta área da música tradicional, e pensei, não há recolhas significativas feitas no concelho, porque não criar um espetáculo que mostrasse essas tradições musicais mas de forma diferente, com arranjos adaptados aos tempos modernos”.

O espetáculo mistura música, teatro e vídeo, fazendo a ligação entre a tradição e a modernidade.

Para se lançar nessa façanha, Sofia Portugal ouviu pessoas mais idosas e gravou cerca de 160 vídeos, para além do registo das letras em papel. Todas as músicas utilizadas no espetáculo foram recolhidas no concelho.

“A última geração que efetivamente é depositária destas músicas, são os nossos avós, e se estas músicas não forem agarradas, se não se fizer a sua recolha, vão-se perder em breve”, explica Sofia Portugal.

Sem pretensões de ordem estritamente etnológica ou folclorista, o espetáculo faz uma viagem pelas nossas canções de trabalho, de serão, passando pelas canções religiosas e infantis, retirando-as do seu contexto original, dando-lhes uma nova roupagem, cruzando-as com ambientes e sonoridades inevitavelmente características dos tempos modernos, dando aos jovens algumas ferramentas que despertem a sua curiosidade para o quão importante são as raízes de um povo e aos mais idosos a certeza de que o seu legado não será esquecido.

Para a concretização deste projeto, contou com a colaboração de cerca de 50 pessoas, entre cantores e atores, na sua grande maioria jovens, todos do concelho de Mortágua. A Filarmónica de Mortágua foi também convidada a participar no espetáculo.

A preparação do espetáculo começou há dois meses, com ensaios, arranjos musicais, e a montagem demorou uma semana.

Segundo Sofia Portugal, este trabalho permitiu descobrir a enorme riqueza musical que existe no nosso povo e cultura, que urge sistematizar e preservar.
“Tenho essa vontade de fazer mais coisas, não necessariamente com esta temática, mas com outras, porque ainda há muito material e quando terminar o Mestrado quero retomar esse trabalho”, diz.

Quanto ao espetáculo, foi uma agradável surpresa, pela sua qualidade, dimensão e montagem muito profissional. Sofia Portugal está de parabéns, pelo magnífico trabalho que realizou e apresentou ao público da sua terra natal. As duas sessões, ambas esgotadas, e os fortes aplausos que recebeu, são o justo e merecido prémio ao seu esforço, talento e criatividade. Assim como estão de parabéns, naturalmente, todos os artistas locais, melhor dizendo, amigos, que se uniram à Sofia para levar a cabo este ambicioso projeto.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt