Arranjo Urbanístico do Largo de São Domingos

Data: 2013-08-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Concluída obra de reconstrução da nova Capela

Foi concluída a obra de reconstrução da Capela de São Domingos, projeto integrado numa intervenção mais vasta de requalificação do Largo de São Domingos.

A nova Capela encontra-se agora enquadrada na Praça do Município, beneficiando de uma localização mais condizente e harmoniosa que valoriza quer o edifício quer aquele espaço central.

Situada a poucos metros mais a norte da antiga localização, a nova Capela manteve a mesma traça arquitetónica e dimensão da antiga construção. O projeto de construção da nova Capela e consequente demolição da antiga, teve a aprovação prévia das entidades eclesiásticas que superintendem no assunto.

A reação das pessoas tem sido muito favorável quanto à nova localização da Capela, sendo opinião corrente que aquele cruzamento ficou agora mais airoso e a Capela saiu valorizada em termos de enquadramento no espaço urbano e beleza arquitetónica.

Hoje celebra-se o dia do padroeiro, São Domingos, realizando-se uma Missa e a cerimónia de benção da nova Capela, pelas 19h00.

A requalificação daquela zona central vai permitir o ordenamento do trânsito, no topo da Rua João Lopes de Morais e a confluência com a Rua Luís de Camões e a Praça do Município, e uma melhoria da acessibilidade à nova área de parqueamento automóvel criada e ao Parque Verde das Nogueiras, obra que já está a decorrer.

O projeto inclui a construção de uma rotunda que permitirá uma maior fluidez de trânsito para todos os arruamentos, bem como a possibilidade de manobras de inversão de marcha, e ao mesmo tempo criar regras de segurança e diminuição de velocidade de circulação.

O início destas obras deverá acontecer após o términus das festas do concelho, de forma a não criar incómodos à circulação, considerando a enorme afluência de pessoas que se regista neste período festivo.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt