Município promove programas ocupacionais de verão para os jovens

Data: 2013-06-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Município de Mortágua promove durante os meses de julho e agosto, vários programas de verão, tendo como finalidade proporcionar a crianças e jovens uma ocupação saudável e diferente das férias.

Entre 1 e 20 de julho decorre o programa FÉRIAS ATIVAS, dirigindo-se a crianças e jovens com idades entre os 6 e 16 anos. O programa proporciona atividades desportivas e lúdico-pedagógicas diversificadas, promovendo a integração, o espírito de grupo e o convívio. As atividades decorrerão em espaços como Piscinas, Pavilhão e Campos de Ténis Municipais, Campo de Jogos da Gandarada, Centro Educativo, Barragem da Aguieira (prática da canoagem), entre outros.
Este programa constitui também uma forma de apoiar as famílias neste período mais longo de férias escolares, podendo ficar mais tranquilos sabendo que os seus filhos estarão ocupados com actividades saudáveis e socializadoras, sob a orientação de monitores especializados.


Outra das propostas é o JEF - JOVENS ESTUDANTES EM FÉRIAS, que proporciona a 100 jovens residentes no concelho, com idades entre os 14 e os 19 anos, a possibilidade de desenvolverem, em colaboração com o Município, ações de caráter cívico, com a vantagem de receberem um subsídio individual por cada dia efetivo de trabalho, o que poderá contribuir para um resto de férias diferentes.
O programa decorre entre 1 de julho e 23 de agosto, dividido em quatro quinzenas.



Pelo sétimo ano consecutivo, o Município irá patrocinar a participação de um grupo de jovens estudantes do concelho na UNIVERSIDADE JÚNIOR, uma iniciativa da Universidade do Porto. A participação é uma das actividades do projecto municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, que se desenvolve em contexto escolar.
Durante uma semana, entre 30 de junho e 5 de julho, 50 estudantes do 8º, 9º, 10º e 11º vão ter a oportunidade de conhecer e viver o ambiente de uma Universidade, participar em oficinas científico - pedagógicas, conviver com outros jovens de todo o País.
O Município assegura todos os custos a nível de transporte, alojamento e propina de inscrição.

Embora dirigidos a diferentes escalões etários, todos estes programas têm um objectivo comum: proporcionar uma ocupação saudável e diferente das férias, privilegiando o desporto, o convívio, a desconverta, a vivência cívica.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt