Município proporcionou visita ao Jardim Zoológico a crianças do 1ºCEB e Jardins de Infância.

Data: 2013-06-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Partiram bem cedo com um destino definido: visitar o Zoo de Lisboa. Eram cerca das 7h45 quando o comboio especial partiu da Estação de Mortágua rumo à capital, transportando cerca de 450 crianças que estão a frequentar o Centro Educativo de Mortágua no Pré-Escolar e 1º Ciclo e Jardim Escola João de Deus.


A visita lúdico-pedagógica realizou-se no passado dia 07 de Junho, numa iniciativa da Câmara Municipal, com a colaboração do Agrupamento de Escolas.

Era para muitos deles a primeira viagem neste meio de transporte. A chegada ao Zoo ocorreu por volta das 11h35, não houve um programa rígido e cada grupo acompanhado pelos seus Professores, Educadoras e Auxiliares, percorreu livremente o imenso espaço, observando as centenas de espécies animais ali existentes, desde os de grande porte, como os leões, elefantes, girafas, rinocerontes, passando pelos flamingos, as focas, os répteis, e tantas outras, pois a curiosidade era muita e não havia tempo a perder. Para a delícia das crianças muitos dos animais eram extrovertidos e exibiam toda a sua habilidade e brincadeira, sem receio de se aproximarem das pessoas. Também os animais de grande porte, os elefantes, os rinocerontes, os hipopótamos, as girafas, os ursos, alguns deles instalados a poucos metros de distância, separados por vidros, cercas, fossos e muros, deliciaram as crianças que estavam habituadas simplesmente a este cenário na televisão.


Algumas das crianças tiveram oportunidade de viajar no comboio turístico que percorre o Zoo, outra das experiências emocionantes.

Um dos momentos mais esperados era o Show dos Golfinhos. Para as 15 horas estava marcado o espectáculo de 40 minutos na Baía dos Golfinhos. As crianças de Mortágua juntaram-se a outras escolas para assistir a este espectáculo fabuloso e único.

As habilidades destes simpáticos animais marinhos, dando saltos, acenando com as barbatanas, ou conduzindo a treinadora sobre o seu dorso, como um surfista, entre outras, deixaram as crianças maravilhadas com a beleza e inteligência destes animais, que parecem compreender os seres humanos. Nas bancadas a animação foi constante. A cada salto as crianças respondiam com fortes aplausos.

A viagem ao Jardim Zoológico teve ao mesmo tempo um carácter lúdico e pedagógico. Foi uma aula viva e divertida, em que as crianças ficaram mais sensibilizadas para a preservação das espécies animais. No âmbito da educação ambiental uma das propostas educativas do Jardim Zoológico é a conservação da Biodiversidade, com a valorização da vida animal e assim eram constantes as mensagens dirigidas às crianças sensibilizando-as para a protecção e preservação das espécies. Muitas destas espécies estão em risco de extinção e assim pretende o Jardim Zoológico fomentar uma transformação nas atitudes e comportamentos para que elas possam continuar a fazer parte do nosso Planeta.

A chegada a Mortágua aconteceu por volta das 22h00. Apesar do tempo que ameaçou estragar esta viagem tudo correu bem, dentro da normalidade.

Para as nossas crianças foi um dia inesquecível, desde a viagem de comboio, a toda a magia do espaço, mas sobretudo ver animais ao vivo que normalmente só podem ver na televisão. É como viver um sonho! E quantas histórias terão para contar deste dia.

Um agradecimento especial para o Centro de Saúde de Mortágua que disponibilizou uma enfermeira para prestar apoio médico durante a viagem e visita.

Em nome do Município de Mortágua estiveram presentes o Vereador Ricardo Pardal e o responsável pela Proteção Civil, Eng.º Luís Filipe.

O Centro Educativo acompanhou também esta viagem, fazendo-se representar pela sua direção.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt