inFORMA`13 - Feira de Informação Escolar e Profissional

Data: 2013-04-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Universidades e outras entidades divulgaram oferta educativa e formativa dirigida a alunos
do Ensino Básico, Secundário e Profissional.
Atividade dinamizada pelo Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”.


Realizou-se no passado dia 5 a inFORMA - Feira de Informação Escolar e Profissional, na sua sexta edição. Promovida pelo Município, no âmbito do Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, teve como destinatários os alunos do Ensino Básico (7º, 8º e 9º), Secundário (10º, 11º e 12º ano) e Profissional, bem como Pais, Professores e comunidade em geral.
Ao longo do dia, o Centro de Animação Cultural recebeu visitas organizadas por turmas, previamente marcadas e distribuídas pela manhã e tarde, por razões de funcionalidade.

Esta ação teve como objetivo proporcionar, através da informação/esclarecimento, um conhecimento mais alargado das diversas entidades de oferta de educação/formação existentes, assim como da sua oferta formativa para o ano letivo de 203-2014.

Estiveram presentes 16 Instituições de Ensino e Formação, entre Universidades, Institutos Politécnicos, Escolas Profissionais, além do Instituto de Emprego e Formação Profissional e do Exército, que, de forma direta e presencial, prestaram informação e esclarecimento sobre a sua oferta de educação/formação. Outras seis instituições enviaram informação para consulta dos alunos. À semelhança de anos anteriores, realizaram-se também palestras, como foi o caso do Instituto Politécnico de Bragança.

As Escolas Profissionais ou com cursos profissionais, dada a forte componente prática dos seus cursos, apostaram sobretudo em ações de demonstração, com os alunos a mostrarem os equipamentos com que trabalham e atividades desenvolvidas.

Na inFORMA os jovens podiam encontrar informação e esclarecimento sobre vários assuntos, como cursos ministrados, condições de ingresso, propinas, programas curriculares, incentivos, saídas profissionais, proporcionando, dessa forma, um conhecimento mais alargado sobre as opções que podem seguir. Como é natural, o tipo de informação que os jovens procuram varia em função do nível de ensino em que se encontram, sendo de maior rigor e exigência por parte dos alunos do Ensino Secundário ou Profissional que estão a terminar os respetivos cursos.
E que tipo de informação procuram os alunos, perguntámos, junto do stand do Instituto Politécnico de Viseu. “Os alunos fazem perguntas sobre as notas das últimas entradas no curso que pretendem seguir, as disciplinas específicas que têm de fazer, e nós podemos dar essa informação. É muito importante para eles saberem a nota do último colocado, é uma baliza, já ficam com uma ideia de que nota precisam para se candidatar”, referiu-nos Leónia Nunes, docente do IPV.
Para além de dar a conhecer as cinco escolas do IPV e a formação disponibilizada em cada uma delas, adiantou, “é também uma oportunidade de dar a conhecer muitos cursos que para eles são uma novidade, ou dos quais já têm uma ideia, mas não sabem onde procurar.”

O Exército é também uma das opções ao alcance dos jovens. Durante a visita à inFORMA, vimos muitas jovens a solicitar informação. “É uma questão de direitos de igualdade. Hoje há uma procura quase igual do sexo masculino e feminino”, contou-nos a Tenente Sandra Simões. Mas há outro fator que pode explicar essa maior procura das Forças Armadas por parte do sexo feminino - o Dia Nacional da Defesa Nacional. “É um dia passado num dos ramos das Forças Armadas, é obrigatório tanto para eles como para elas. Permite-lhes ter um contacto com a realidade das Forças Armadas, e desmistificar um pouco aquela imagem do soldado com mochila às costas e arma em punho, ao mesmo tempo verificar que há várias especialidades que podem frequentar, desde comunicações, engenharia, mecânica, secretariado, ou até tirar a carta de condução de pesados”. Mas há também a questão do emprego: “Um contrato de pelo menos seis ou sete anos é garantido”. Outra hipótese é ingressar na Escola de Sargentos do Exército ou na Academia Militar”.

Para muitos jovens a inFORMA vem no momento certo, pois estão a finalizar o 12º ano e vão ter que fazer opções de cursos, a breve prazo. É o caso da Jessica Besteiros, aluna do 12º ano. “Já encontrei alguns dados sobre o curso que gostava de seguir, as escolas onde posso fazer esse curso e as médias de entrada. Fiquei com mais informação, ajuda bastante”.
Daniela Lopes, também do 12º ano, ainda está indecisa entre Jornalismo e Turismo.” Já me informei aqui que existe em Coimbra e na Guarda e que as disciplinas específicas que pedem são diferentes de Universidade para Universidade. Vai-me ajudar a escolher”.
E como é que os nossos jovens encaram o seu futuro, perante uma taxa de desemprego jovem de 40%: “Sabemos que hoje não é tão fácil arranjar emprego como antes, mas temos que nos esforçar para conseguir”, diz a jovem Daniela.

A inFORMA é uma das ações que o Projeto “Da Escola, Agarra a Vida” desenvolve ao longo do ano, no âmbito de um plano integrado que visa apoiar os alunos na definição das suas escolhas vocacionais e profissionais. Outra das ações é a “Semana das Profissões”, que decorre entre 8 e 10 de abril. Esta iniciativa engloba atividades como os “Painéis de Profissionais”, em que vários profissionais vão falar aos alunos da “sua” profissão, e uma Visita de Conhecimento à empresa Águas de Penacova.


Entidades presentes na InFORMA`2013

  • Universidade da Beira Interior
  • Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget
  • Universidade Católica de Viseu
  • UNIVERSIDADE DE AVEIRO
  • Universidade do Porto
  • Instituto Politécnico de Bragança
  • Instituto Politécnico de Viseu
  • Instituto Politécnico de CASTELO BRANCO
  • Instituto Politécnico da Guarda
  • Escola Profissional de Tondela
  • Escola Profissional Profiacademus
  • Escola Profissional Mariana Seixas
  • Agrupamento de Escolas de Mortágua
  • EBA - Escola Profissional Beira Aguieira
  • Instituto de Emprego e Formação Profissional
  • Exército Português









  • Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
    https://www.cm-mortagua.pt