Noites de Verão

Data: 2005-06-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Escola Secundária brindou público
com espectáculo cheio de ritmo



A Escola Secundária de Mortágua actuou no passado dia 9, na Praça do Município, animando mais uma Noite de Verão, uma iniciativa que a Câmara Municipal está a promover pelo terceiro ano consecutivo. O espectáculo durou perto de três horas, dividido entre sarau desportivo e cultural e envolveu cerca de 120 alunos, do 7º ao 12ºano. Este espectáculo era para se realizar na sexta-feira, dia 10 de Junho, mas devido à data, feriado nacional, foi antecipado. Mas a data não foi esquecida. Uma imagem de Camões, colocada ao centro da fachada dos Paços do Concelho, ladeada por dois painéis gigantes contendo estrofes dos Lusíadas e declamações de poemas, serviram para homenagear o grande poeta da Epopeia das Descobertas.
O Sarau abriu com a actuação do Clube de Música da Escola, que interpretou vários temas de música portuguesa. O que veio a seguir foi uma explosão de juventude, movimento e cor. Primeiro com o desfile dos participantes, depois uma sequência de exibições de dança aeróbica, ginástica no solo, trave, trampolim e paralelas, algumas delas acompanhadas de coreografias. A exibição combinada de saltos de trampolim e basquetebol e a de ginástica acrobática, formando construções humanas muito bem conseguidas, entusiasmaram especialmente o público. Estas exibições são uma mostra do trabalho desenvolvido na área do Desporto Escolar e nas aulas de Educação Física. O Sarau Desportivo encerrou em ambiente de festa, com um desfile final, muitos balões e fortes aplausos da assistência.
Houve ainda um sketch de teatro, intitulado “A Pista maluca”, que teve como objectivo sensibilizar as pessoas para o grave problema da sinistralidade rodoviária no nosso país. Numa pista improvisada ilustraram-se alguns comportamentos e situações de risco, como a condução sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, o mau estado dos veículos. Os actores foram alunos que estão a frequentar a Oficina de Teatro da escola.
Uma outra actividade sensibilizou para a importância da reciclagem, com vários jovens a desfilarem vestidos muito originais, utilizando papel, plástico e outros materiais recicláveis. O Sarau terminou como começou, com o Clube de Música a tocar mais alguns temas.
Este Sarau constitui uma oportunidade para a Escola dar a conhecer à comunidade o trabalho que ela desenvolve em várias áreas curriculares. Excelente organização e um espectáculo que surpreendeu pela novidade e ritmo constantes. Está pois de parabéns a Escola Secundária pela maravilhosa noite que proporcionou à assistência, presente em grande número.
Paralelamente a esta Sarau e ainda no âmbito das Noites de Verão, a Escola promoveu uma sessão de Astronomia, no Jardim Municipal.








Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt