Rede de fibra ótica no concelho de Mortágua

Data: 2013-02-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Estão a decorrer trabalhos de instalação da rede de fibra ótica no concelho de Mortágua. Trata-se da 1ª fase do projeto, respeitante à construção da rede e infraestruturas de apoio (central ótica), a que se seguirá uma 2ª fase, com a ligação da rede ao cliente.

A implementação da fibra ótica tem por base um concurso público lançado pelo anterior Governo, em 2009, que previu a cobertura de 42 concelhos da Região Centro, incluindo Mortágua, com Redes de Nova Geração.

A fibra ótica permite serviços de comunicações eletrónicas de alto débito (alta velocidade), nomeadamente velocidades de Internet entre os 50 e os 100 megabits por segundo, televisão interativa e outras aplicações inovadoras em diversas áreas (a telemedicina, por exemplo), com vantagens para os particulares, as empresas e as instituições.

“Nós aderimos desde logo à Rede de fibra ótica, porque consideramos ser um recurso da maior importância para a promoção da sociedade de informação junto dos cidadãos, mas igualmente para a competitividade das empresas sedeadas no concelho e para a estratégia de desenvolvimento local. As novas tecnologias de informação e comunicação são hoje um fator fundamental de diferenciação, inovação e competitividade no mercado global. Esta aposta na fibra ótica é fundamental para o nosso desenvolvimento futuro”, sublinha o Presidente da Câmara.

Os principais aglomerados populacionais do concelho irão ficar servidos com rede de fibra ótica, sendo que em alguns lugares a ligação será feita por cabos subterrâneos e noutros por cabos aéreos.

Os trabalhos estão a ser executados pela empresa Fibroglobal (Grupo Visabeira), que venceu o concurso público de instalação, gestão e exploração da rede da fibra ótica na Região Centro










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt