Carnaval Escolar encheu ruas da Vila de colorido e alegria

Data: 2013-02-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Cerca de 400 crianças da Creche, Pré-Escolar e 1ºCiclo, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, desfilaram pelas ruas do centro da Vila, no já tradicional desfile de Carnaval escolar, que se realizou hoje de manhã.

O desfile percorreu as ruas Tomás da Fonseca, Dr.João Lopes de Morais e Avenida Dr.José Assis e Santos, sendo acompanhado por numeroso público, incluindo muitos pais e avós, que fizeram questão de marcar presença, para testemunhar e registar este momento, sempre vivido com muita emoção. Ao longo do desfile as crianças extravasaram toda a sua felicidade, enchendo as ruas de cor, alegria e animação.

Este ano o tema geral do desfile do Agrupamento de Escolas foi “as profissões”. As crianças do Pré-Escolar vestiram-se de bombeiros, enfermeiros, médicos.

A escolha destas três profissões relaciona-se com o projecto que está a ser desenvolvido no Pré-Escolar, intitulado “Crescer em solidariedade”. Por sua vez, as crianças do 1º Ciclo representaram “as profissões em desuso”, como o lavrador, o resineiro, a leiteira, a peixeira, a lavadeira, a ceifeira.

Para além das roupas a preceito, traziam também os objectos e utensílios de trabalho que estão associados à imagem de cada profissão. O médico com o estetoscópio ao pescoço, a enfermeira com a maleta de primeiros socorros; a vendedeira de peixe com a canastra, os lavradores com a enxada, o ancinho e a cabaça, a leiteira com a bilha de lata, a ceifeira com a foice.

Os artefactos agrícolas foram construídos com madeira e cartão, simulando os verdadeiros.


Como habitualmente, o desfile incorporou ainda cerca de 60 crianças da Creche e Pré-Escolar do Jardim-Escola João de Deus. A famosa história da “Carochinha e João Ratão” serviu de tema de apresentação. Uma história que todas as crianças conhecem e que faz parte do imaginário infantil de todos nós.

A celebração do Carnaval faz parte integrante do Plano de Actividades do Agrupamento de Escolas, desde há vários anos, sendo uma forma de preservar esta tradição que está profundamente enraizada nos hábitos e cultura do nosso povo.

O evento contou com o apoio do Município no transporte dos alunos e no som de rua, enquanto a GNR assegurou o controlo do trânsito durante a passagem do desfile.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt