Município, escolas, associações, instituições e comércio local assinalam a quadra natalícia com várias iniciativas

Data: 2012-12-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Município de Mortágua vai proceder à iluminação natalícia de alguns locais da Vila, dando mais luz e colorido a esta quadra de grande simbolismo para as pessoas. Este ano serão ornamentadas as três rotundas de acesso ao centro da Vila (Central, Caniveta e Gândara), além da Praça do Município.

“Não queremos deixar de comemorar esta quadra, que é talvez a mais bonita do ano e que tem uma tradição muito arreigada na população portuguesa. Será um investimento reduzido, não é a ornamentação que desejaríamos fazer, mas todos nós conhecemos as circunstâncias atuais”, refere o Presidente da Câmara, adiantando que “a crise não pode apagar o espírito do Natal, porque hoje, mais do que no passado, sentimos que é preciso resgatar o significado mais genuíno do Natal, que é solidariedade, fraternidade e esperança. E não apenas nesta quadra mas nos 365 dias do ano”.

As escolas também vão colaborar na ornamentação de espaços públicos exteriores e a Comissão de Comerciantes de Mortágua vai promover a decoração natalícia junto dos estabelecimentos comerciais.

Além das ornamentações, outras iniciativas vão assinalar a quadra festiva. À semelhança de anos anteriores, vai realizar-se a exposição “Natal com as Associações”, constituída por presépios originais construídos pelas associações e instituições do concelho, que estará patente no Centro de Animação Cultural, entre 15 de dezembro e 6 de janeiro.

O Município irá distribuir o tradicional Cabaz de Natal, que este ano contempla 41 famílias carenciadas do concelho.

E no dia 22 realiza-se ainda o Concerto de Natal, com a participação da Filarmónica, Orfeão Polifónico e Coral Juvenil Silvia Marques.

Não vão faltar também as tradicionais festas e Ceias de Natal, organizadas por escolas e instituições do concelho.

Nestes tempos difíceis e de incerteza, que nos convocam a um olhar atento para o nosso semelhante, é preciso continuar a sonhar e a manter viva a chama do Natal, alimentando-a com a força do afeto e do amor, da ajuda e da solidariedade.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt