Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Programa “Jovens Estudantes em Férias” proporcionou uma ocupação diferente a 100 jovens

2012-08-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O programa Jovens Estudantes em Férias (JEF), promovido pelo Município, proporcionou a 100 jovens do concelho umas férias diferentes, desafiando-os a colaborar em atividades de caráter cívico.
O JEF decorreu entre 2 de julho e 24 de agosto e contou com a participação de 100 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos. Os jovens estiveram divididos em quatro grupos de 25 elementos, um por cada quinzena.
Durante duas semanas, o programa possibilitou a cada um dos jovens participantes uma ocupação alternativa e válida do seu tempo livre de férias, com a vantagem adicional de receberem um subsídio individual por cada dia efetivo de ocupação.

Entre outras tarefas, os jovens deram apoio ao funcionamento de vários equipamentos municipais, nomeadamente Biblioteca, Espaço Internet, Piscinas, e tiveram a seu cargo a montagem da decoração da Festa da Juventude. A semelhança de anos anteriores, alguns dos jovens (32 no total) estiveram integrados nas equipas de vigilância florestal, ao longo dos meses de julho e agosto. Houve ainda jovens integrados nas valências da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.

Para a Mariana Gomes, 15 anos, foi a primeira experiência no âmbito do JEF. “Foi muito agradável o convívio com os funcionários e os utentes das Piscinas. Acaba por ser uma boa experiência de trabalho, dá para ver como as coisas funcionam, até porque há sempre mais trabalho do que parece à primeira vista”.

No caso do André Matos, 16 anos, esta é já a terceira experiência no JEF. Nos dois anos anteriores esteve colocado na Santa Casa da Misericórdia e este ano foi a vez das Piscinas Municipais.
Para além dos aspetos relacionados com o bom funcionamento do espaço, destaca desta experiência “o contacto com o público”, desde pessoas mais idosas até a jovens da sua idade.
A Tatiana Pereira, 16 anos, regressou a um local que já conhecia, a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa. “Há dois anos também aqui estive através doutro programa (Na Sombra de um Profissional) mas nesse ano estive a acompanhar a enfermagem. Este ano estou a dar apoio no serviço de fisioterapia”.

A experiência deixou-a mais sensibilizada para a importância deste serviço para a melhoria da mobilidade das pessoas. “É uma evolução feita de pequenos passos, que exige muita dedicação e paciência".
A experiência foi também enriquecedora do ponto de vista humano. “As pessoas gostam de contar as suas histórias de vida, precisam de conversar”.
Por isso mesmo diz não estar arrependida de ter trocado a praia por esta experiência diferente: “Gostei muito de cá estar e espero voltar a participar no próximo ano”.

Programa já funciona há 20 anos!

O JEF já vai na sua 20ª edição, ininterrupta, sendo o mais antigo entre os vários programas ocupacionais de verão criados pelo Município, tendo como destinatários os jovens. Mais do que um mero programa de férias, o JEF pretende proporcionar aos jovens uma experiência de cidadania, socialização, aprendizagem, contribuindo para a sua formação pessoal.

O programa também pretende estimular o sucesso escolar, porquanto um dos critérios de seleção é o aproveitamento escolar do aluno no ano letivo findo, funcionando como um incentivo ao estudo para todos os jovens, tanto para os que têm como para os que não têm aproveitamento escolar.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade