Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Jovens das “Férias Ativas” conviveram com jovens da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral

2012-07-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Atividades conjuntas no Centro Educativo

Os jovens que estão a participar no Programa Municipal “Férias Ativas” viveram uma experiência que certamente não vão esquecer tão depressa. No passado dia 6 receberam a visita de jovens da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), no âmbito da iniciativa “Viseu em Cadeira de Rodas”, que decorreu entre 2 e 8 de julho, organizada pelo Grupo Juvenil da APPC de Viseu. Os 42 jovens da APPC de Viseu, Coimbra, Porto e Viana do Castelo, acompanhados dos respetivos monitores, participaram em diversos jogos coletivos que privilegiaram a interação e integração de todos os jovens. As atividades decorreram no Centro Educativo, no Pavilhão de Educação Física e zonas de recreio ao ar livre.

O Município de Mortágua foi um dos municípios do distrito que associou-se à iniciativa:
“Fomos contactados pela organização e como tínhamos este programa de verão com os jovens do concelho, achámos que seria uma ideia interessante juntar as duas iniciativas e proporcionar esta troca de experiência, que é benéfica para os jovens da APPC mas também para os jovens de Mortágua que estão a participar nas Férias Ativas, no sentido de os sensibilizar para a questão da problemática da deficiência, da diferença e da inclusão social”, refere o Vereador Ricardo Pardal, que esteve presente na receção à comitiva da APPC.
Para além da componente desportiva e lúdica, lembra, “as Férias Ativas tem também essa preocupação com os valores sociais de convivência e partilha, que são inerentes às atividades em grupo”.

Segundo nos referiu Armando Torrinha, presidente do Grupo Juvenil da APPC Viseu, o evento “Viseu Em Cadeira de Rodas” tem como objetivos a participação das pessoas com deficiência na vida da comunidade, através do usufruto dos vários serviços e equipamentos como os demais cidadãos, no sentido de proporcionar-lhes uma cidadania plena, e ao mesmo tempo envolver e sensibilizar a comunidade para a problemática da deficiência.
E que essa participação se faça de forma não condicionada: “Não é fazer atividades específicas para estes jovens, mas aproveitar os equipamentos que já existem, como este Centro Educativo, e envolver a comunidade nessas atividades, porque é assim que se faz a inclusão social”.

Os jovens das “Férias Ativas” estão de parabéns, participaram nas atividades com motivação, entusiasmo e alegria, contribuindo assim para que estes jovens da APPC tivessem um dia inesquecível.

“Acho que foi produtivo para eles. Participaram bastante nas atividades, pareceu-me que estavam muito animados e houve uma boa integração”, disse-nos a Tatiana, 12 anos, uma das jovens inscritas no programa “Férias Ativas”.
“Estamos a contribuir para que eles tenham um dia diferente e divertimo-nos tanto nós como eles”, referiu por sua vez a Rafaela, outra das jovens participantes.

Terminadas as atividades seguiu-se um almoço conjunto, servido na cantina do Centro Educativo. Esta jornada de convívio deixou certamente os nossos jovens mais sensibilizados para a questão da deficiência, o respeito das diferenças, contribuindo para que desde cedo tenham esses valores presentes na sua formação pessoal e conduta social.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade