 Programas proporcionam uma ocupação saudável e diferente das férias
À semelhança de anos anteriores, o Município de Mortágua dinamiza durante os meses de julho e agosto, vários programas ocupacionais de verão dirigidos aos jovens que estão em tempo de férias escolares. São programas para diferentes escalões etários, mas que em comum querem proporcionar aos jovens uma ocupação saudável e diferente das férias.
Um desses programas é as Férias Ativas, que decorre entre 2 e 28 de julho, dirigindo-se a crianças e jovens com idades entre os 6 e 16 anos. O programa vai proporcionar atividades desportivas e lúdico-pedagógicas diversificadas, aliando animação e convívio. As atividades decorrerão em espaços tão diversos como Piscinas, Pavilhão e Campos de Ténis Municipais, Campo de Jogos da Gandarada e Centro Educativo.
Outra das propostas é o JEF - Jovens Estudantes em Férias, que proporciona a 100 jovens residentes no concelho, com idades entre os 14 e os 19 anos, a possibilidade de desenvolverem, em colaboração com o Município, ações de caráter cívico, ocupando assim validamente o seu tempo livre de férias, com a vantagem de receberem um subsídio individual por cada dia efetivo de trabalho, o que poderá contribuir para um resto de férias diferentes.
O programa decorre entre 2 de julho e 24 de agosto, dividido em quatro quinzenas.
Pelo sexto ano consecutivo, o Município patrocina a participação de um grupo de jovens estudantes do concelho na Universidade Júnior, uma iniciativa da Universidade do Porto. Entre 2 e 6 de julho, 40 estudantes do 8º, 9º e 10º, vão ter a oportunidade de conhecer e viver o ambiente de uma Universidade, participar em oficinas científico-pedagógicas, conviver com outros jovens de todo o País. A participação na Universidade Júnior surge inserida no Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, promovido pelo Município.
O Município assegura os custos a nível de transporte, alojamento e propina de inscrição.
|