Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município distinguiu Trabalhadores Municipais, Personalidades, Associações e Empresas do Concelho

2012-05-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Como tem sido tradição no Dia do Município, foram agraciados Trabalhadores Municipais com a Medalha de Ouro de Bons Serviços. A distinção foi entregue ao Eng. Albano Tomás da Fonseca Duarte, Chefe de Divisão do Desenvolvimento do Território e Serviços Urbanos, que está ao serviço da autarquia há 22 anos, e cuja ação está indissociavelmente ligada ao projeto de reforço do abastecimento de água ao concelho e à execução das infraestruturas de saneamento básico que foram construídas no concelho nas últimas duas décadas.

Nas personalidades, foi distinguido com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, o Dr. Bráulio Afonso de Sousa. Além de antigo Médico e Diretor do Centro de Saúde, foi também Presidente da Câmara entre 1977 e 1989. Coube ao atual Presidente da Câmara entregar a distinção ao seu antecessor, num momento sentido com especial emoção, por ambos, pelos familiares ali presentes e por toda a plateia.
O Presidente da Câmara, na sua intervenção, manifestou o grande apreço e carinho pela figura do Dr. Bráulio Afonso de Sousa, destacando o seu percurso de vida de “cidadão singular, médico exemplar e autarca distinto e prestigiado no poder local democrático”. Acrescentando, que apesar das divergências políticas, “tenho a absoluta certeza de que, um e outro, sempre pautámos a nossa atuação pelo interesse comum e por uma enorme preocupação de criar cada vez melhores condições de vida para os nossos concidadãos. Para o bem e para o mal, estamos ligados ao desenvolvimento do município nestes 36 anos de poder local democrático. O presente sustenta-se no passado, e por isso partilho com o Dr. Bráulio tudo quanto de bom se realizou em Mortágua”.

No associativismo local, foi distinguida com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal a Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV), reconhecendo os seus relevantes serviços públicos na promoção social do cidadão portador de deficiência visual, contribuindo para a melhoria da sua autonomia, qualidade de vida, e prestigiando desta forma o nome do concelho. A ABAADV foi pioneira na criação de uma Escola de Cães-Guia para Cegos em Portugal, em 1998, num projeto de parceria que juntou a Escola Beira Aguieira, o Município de Mortágua, a ACAPO, a DREC e o IEBA. É membro efectivo da Federação Internacional de Cães-Guia para Cegos e membro fundador da Federação Europeia de Escolas de Cães-Guia, tendo ainda fortes ligações à comunidade local e às comunidades portuguesas no estrangeiro.
O seu âmbito de ação é nacional, tendo já formado até hoje 111 duplas Cego- Cão-Guia.

Este ano, é uma novidade, foram também distinguidas empresas do concelho com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal. As empresas agraciadas foram reconhecidas com o Prémio PME Excelência nos anos de 2009, 2010 e 2011. É o reconhecimento do esforço e contributo das empresas sediadas no concelho na criação de riqueza e emprego no concelho e na região, num contexto difícil e exigente da economia nacional, conseguindo ultrapassar a crise com crescimento e consolidação de resultados. Algumas delas com uma forte vocação exportadora e empregando mais de uma centena de trabalhadores.

O facto de serem empresas distinguidas com o Estatuto PME Excelência foi o único critério objetivo que presidiu à escolha destas empresas. Mas nestas cinco empresas, o Município quis reconhecer o contributo de todo o tecido empresarial do concelho, desde a mais pequena empresa. O Presidente da Câmara já adiantou que espera entregar idêntica distinção a outras empresas, no próximo ano.

Foram cinco as empresas agraciadas: FHC Farmacêutica, Lda; Arsénio Rodrigues e Irmão, Lda; TRIA – Serviços, Materiais e Equipamentos, Lda, Ceragês – Investimentos, Produtos Utilitários em Grês e Comércio de Bens Imobiliários, SA; Vidraria de Mortágua, Vidros e Espelhos, SA.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade