Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Jovens do Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, veem premiada a sua criatividade

2012-04-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Vencedores da fase regional do Concurso “Isto é uma ideia”

Um grupo de jovens inscritos no Projeto Municipal Da Escola, Agarra a Vida”, venceu a fase regional do concurso “Isto é uma ideia”, promovido pelo “Pense Indústria”. O evento realizou-se no dia 13 de abril, no Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, em Coimbra, e contou com participação de nove equipas, em representação de escolas da região centro do País. Gabriela Almeida, Ana Ferreira, Diana Lopes, todas a frequentar o 9º ano, já tinham participado na edição do ano passado, na qual conseguiram o terceiro lugar. A elas juntou-se agora Cristiana Pereira (8º ano) e Lúcia Gonçalves (9º ano).
Desta vez apresentarem uma nova ideia e produto que mereceu a maior distinção do júri do concurso.

A ideia é tão simples como original. Criaram um estojo escolar especial, que além do lugar para os lápis e canetas, tem incorporado no próprio corpo do estojo uma afiadeira e um depósito para as aparas, devidamente fechado. Quando está cheio, abre-se o fecho e retiram-se as aparas.

A ideia nasceu nas aulas de Português, por causa dos apontamentos feitos nos livros em aditamento ao estudo das obras dos grandes autores portugueses. “A professora costuma ditar a matéria, mas às vezes os alunos têm de levantar-se para afiar o lápis e nesse intervalo de tempo perdem um pouco da matéria e depois têm de estar a incomodar o colega do lado ou pedir os apontamentos a alguém no final da aula. Perde-se tempo e não estamos a tomar atenção à matéria que está a ser dada naquele momento”, explica Gabriela Almeida, a mentora da ideia.
Faltava ainda passar da ideia à prática e para isso pediram ajuda especializada aos pais e a uma costureira. Terminado e testado, o estojo funcionava na perfeição.

“Nunca vimos nada igual, pensamos que é um estojo que pode ser comercializado”, refere Ana Ferreira. O resultado final é um estojo integrado, multifuncional, um verdadeiro dois em um, que pode ser de grande utilidade para os estudantes.
O primeiro lugar na fase regional foi uma surpresa, diz Ana Ferreira: “as ideias premiadas em 3º e 2º lugar eram muito complexas, tinham muita tecnologia. Nós pensámos logo que o primeiro lugar iria para uma ideia mais tecnológica e não para uma ideia tão simples e prática como a nossa.”

O que é certo é que as grandes invenções partem sempre de ideias simples, como Arquimedes bem ensinou quando descobriu como calcular o volume de um corpo e gritou a famosa expressão “eureka”.
Agora segue-se o concurso nacional. Apesar de terem vencido a fase regional, estas jovens alunas não entram em euforias e só prometem dar o seu melhor: “Já estamos contentes por participar e vencer a fase regional já foi muito bom”, considera Ana Ferreira.

A participação no concurso surgiu através do Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, promovido pelo Município, que tem vindo a divulgar o “Pense Indústria” na escola. Por sua vez, os técnicos do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (Coimbra) fizeram a divulgação do concurso e respetivo Regulamento.
O concurso “Isto é uma ideia” dirige-se à comunidade escolar e visa estimular a imaginação e criatividade dos jovens, desafiando-as a criar uma ideia inovadora, viável e com potencial de mercado.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade