 Torneio Inter Regional de Rugby do Centro
O Campo da Gandarada, em Mortágua, foi palco no passado dia 14, do Torneio Inter Regional de Rugby para escalões Sub-8, Sub-10 e Sub-12, que contou com a presença de 11 equipas do centro e norte do País, num total de cerca de 250 jovens praticantes. Nas bancadas estiveram ainda centenas de familiares que acompanharam a evolução dos seus pupilos, num ambiente de verdadeira festa e saudável confraternização.
As equipas participantes foram as seguintes: Morcul Rugby de Mortágua, Rugby Clube da Lousã, CDUP Rugby, Assoc. Académica de Coimbra, Escola Agrária de Coimbra, Rugby Clube de Tondela, Clube Rugby Arcos de Valdevez, Rugby de Viana, Moita Rugby Clube da Bairrada, Escola de Rugby do Porto, Clube Académico de Rugby de Viseu
Para os jovens jogadores, treinadores, dirigentes e familiares é já uma festa habitual que periodicamente, e ao longo do ano, se vai realizando em diferentes locais do País.
Este foi o primeiro torneio de Rugby juvenil que se realizou em Mortágua, numa organização conjunta do Comité de Rugby do Centro e a Morcul Rugby de Mortágua, e contou com o apoio do Município de Mortágua, Mortágua Futebol Clube e Escola Profissional Beira Aguieira.
A MORCUL está a dar os primeiros passos na modalidade, tendo iniciado a sua atividade em outubro de 2010. Conta atualmente com 10 atletas, com idades entre os 8 e os 10 anos. Todos os atletas estão inscritos na Federação, usufruindo de um seguro.
Segundo Carlos Leite, presidente da Direção da Secção de Rugby da MORCUL, a realização deste evento em Mortágua constitui uma forma de divulgar uma modalidade que não tem tradição no concelho e mostrar que há muitos jovens a praticar este desporto, por todo o País.
Além dos convívios regionais, os jovens atletas da MORCUL têm participado nos convívios nacionais, assistindo aos jogos da Seleção, uma experiência importante para o seu crescimento e desenvolvimento não só a nível desportivo, mas também pessoal.
Nestas idades, o Rugby tem um caráter de aprendizagem, ou seja, não competitivo.
Rui Oliveira, Treinador de Sub-18 e Rui Carvoeira, Diretor Técnico Regional de Rugby do Centro e Selecionador Nacional (Seleção Feminina), foram duas das figuras que marcaram presença no evento, orientando vários treinos.
Segundo Rui Carvoeira, estes encontros têm como objetivo a aferição das aprendizagens que fazem nos treinos e proporcionar uma experiência de competição, sendo as regras adaptadas ao escalão etário. Sendo a dimensão do contacto físico inerente a este desporto, esclarece no entanto: “é um jogo com regras e limitações, não se pode “placar” acima do pescoço, não se pode fazer rasteiras, usar as mãos fechadas ou outros gestos que possam pôr em causa a integridade física do adversário”. É por isso que no Rugby raramente há lesões, ao contrário por exemplo do futebol.
Além da formação desportiva, no Rugby valoriza-se muito a formação cívica e pedagógica, transmitindo valores como o respeito pelo adversário, a disciplina, o fair-play, o espírito de equipa. É tão importante saber ganhar como saber perder. O cumprimento entre os atletas das duas equipas, no final de um jogo, é a expressão desse respeito mútuo.
Para os jovens que queiram praticar este desporto, aqui fica o horário dos treinos: quartas- feiras, pelas 18 horas, no Campo da Gandarada e sextas-feiras, pelas 18 horas, no Parque Verde.
|