Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Serões de Aldeia - Partilha de experiências

2005-04-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Dirigentes associativos do concelho
realizaram visita de trabalho ao Baixo Tâmega


Uma delegação do movimento associativo do concelho, formada por 29 dirigentes, em representação de igual número de associações, deslocaram-se nos passados dias 2 e 3 de Abril, à região do Baixo Tâmega. Integravam ainda a comitiva o Presidente da Câmara Municipal, Dr.Afonso Abrantes, o Vereador Dr. João Fonseca, a Coordenadora da Adices, Dra. Regina Lopes, a coordenadora local do projecto, Dra. Rosa Fernandes e cinco elementos do Conselho Municipal da Juventude. A deslocação inseriu-se no projecto Serões de Aldeia que prevê duas viagens a outros territórios tendo como objectivo “a troca de experiências e de boas práticas” através do contacto com outras realidades e dinâmicas associativas.
A organização do programa desta visita esteve a cargo da Dólmen, Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega e entidade parceira no projecto dos Serões de Aldeia. As outras entidades parceiras são a Adices, a Câmara Municipal de Mortágua e a ATAHCA, sediada no Alto Minho. Ao longo dos dois dias a delegação esteve acompanhada pelo responsável da Dolmen, Dr. Rolando Pimenta. A Dolmen é a entidade local gestora do Programa Leader e a sua área de intervenção é o chamado interflúvio Douro-Tãmega, abrangendo os concelhos de Amarante, Marco de Canaveses, Baião e parte dos concelhos de Penafiel, Resende e Cinfães.
Em Amarante foram visitados o centro histórico da cidade, nomeadamente o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Biblioteca Municipal e Igreja de São Gonçalo. Seguiu-se uma visita ao Centro Comercial e Artesanal do Cavalinho, na freguesia de Gondar, um espaço de promoção do artesanato e produtos locais, dinamizado pela respectiva Junta de Freguesia local. Foi também visitada a Praia Fluvial de Larim, um espaço de lazer à beira-rio, gerido pela Associação Cultural e Recreativa dos Jovens de Gondar
No concelho de Baião visitou-se primeiro a Fundação Eça de Queirós, instalada na famosa Casa de Tormes, que inspirou o seu livro “A Cidade e as Serras”. Seguiu-se uma visita ao Centro Social e à Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro. No auditório desta associação realizou-se um Serão de Aldeia subordinado ao tema “Sinergias e Parcerias”, em que estiveram representantes das associações da área de intervenção da Dólmen e do concelho de Mortágua. Na Casa do Lavrador, que recria uma casa do século XIX, foi servido o jantar, à luz de candeeiro e num ambiente tipicamente rural.
Ao segundo dia rumou-se até Marco de Canaveses para visitar mais duas associações locais, a Associação Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo e a Fundação Santo António, uma instituição particular de solidariedade social.
A terminar ainda uma visita à aldeia do Freixo e à Estação Arqueológica romana de Tongobriga, para ver o trabalho de recuperação ali efectuado das casas e ruínas romanas. Trata-se de uma zona classificada como monumento nacional, onde entre os séculos I e II foi fundada uma cidade romana.
Terminava assim uma visita que foi muito enriquecedora do ponto de vista humano, do convívio associativo, da partilha de experiências e que terá sido muito proveitosa em termos de reflexão para algumas mudanças a nível associativo.

Na opinião de Afonso Abrantes
“A existência de lideranças fortes a nível associativo,
pareceu-me determinante nalguns dos
projectos que tivemos ensejo de ver”


Na opinião do Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, estes contactos das associações locais “com outras realidades diferentes” são muito importantes, verificando as iniciativas que tomam localmente e as soluções que encontraram para os seus problemas. Sobre os objectivos gerais da iniciativa dos Serões de Aldeia, refere, “permitem analisar as problemáticas do movimento associativo mas também dar alguma formação e informação aos dirigentes associativos, de um modo informal, com vista à dinamização dos seus projectos”.
Concluindo, “o que se pretende é dinamizar cada vez mais as associações, no sentido de uma maior diversificação da sua actividade e fomento das parcerias entre associações, instituições e comunidade”.


Dra. Regina Lopes, Coordenadora da Adices
“As Associações são um importante factor de desenvolvimento local”

A Adices é, em parceria com a Câmara Municipal, a entidade promotora deste projecto, que é financiado pelo Programa Leader +. Segundo a Dra. Regina Lopes, coordenadora desta associação “estas visitas a outros territórios permitem tirar ilações e são uma linha de trabalho para a renovação de práticas”.
Quanto aos Serões de Aldeia, refere, “é uma iniciativa que não é desgarrada, mas que surge num contexto de um projecto mais alargado de desenvolvimento do concelho que passa também por dinamizar o associativismo”. Para acrescentar, “as associações são e devem ser um agente de desenvolvimento local. São estruturas da sociedade civil que pela sua proximidade a alguns recursos podem melhor do que ninguém rentabilizar esses recursos a favor das pessoas, da comunidade e também delas próprias”.

Testemunhos

“Em primeiro lugar, devo referir que o simples facto das Associações mortaguenses se reunirem constitui desde logo uma mais valia no que respeita à filosofia subjacente a estes encontros. Apercebemo-nos de que não estamos sozinhos neste caminho árduo de levar a bom porto os objectivos de cada Associação e que, de facto, partilhamos as mesmas dificuldades e as mesmas preocupações nesse propósito. Em segundo lugar, temos tido a possibilidade de conhecer outras realidades fora do concelho, quer através de testemunhos trazidos até nós por formadores que nos têm levado a reflectir e a diagnosticar os verdadeiros problemas que nos afligem, e que nos vão indicando caminhos possíveis para a sua resolução, quer através de visitas no terreno a outras realidades, onde a cooperação e a parceria são o principal segredo de sucesso, onde é notória a vontade de participação da comunidade.
Penso que, depois destes encontros, a vida associativa em Mortágua ficou mais rica, os horizontes ficaram mais amplos, o sucesso ficou mais fácil de alcançar”.

Fernando Breda – Casa do Povo de Mortágua.

“O projecto Serões de Aldeia é de grande interesse para todos os dirigentes associativos, já que os leva a reflectir em conjunto os problemas comuns a muitas associações e a descobrir formas de os resolver.
Poderá e deveria ser também uma oportunidade para as associações começarem a trabalhar mais em parceria.
A viagem que decorreu este fim de semana em que visitámos outras associações similares às nossas, mas com mais dinamismo, veio mostrar-nos como algumas dificuldades podem ser ultrapassadas, a nível de partilha de espaço e interesses”.

Clara Benfeita – Associação Popular Gandarense

“Para mim o mais importante deste projecto é o facto de alertar as consciências, fazer pensar sobre problemas em relação aos quais nunca nos debruçámos. Só o facto de estarem as associações juntas, a conviver, só por si, é uma ideia fantástica. Depois estes contactos propiciam o surgimento de parcerias, tenho a certeza que vão nascer daqui algumas iniciativas conjuntas.
As associações que visitámos também têm os seus problemas, mas estão um passo à nossa frente, na medida em que não estão totalmente dependentes de apoios oficiais, seja da Câmara ou doutra entidade. Por outro lado, apesar de algumas serem associações culturais e recreativas, têm igualmente uma vertente de apoio social, o que não acontece no nosso meio associativo”.

Márcio Lopes – Conselho Municipal da Juventude


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade