Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



Mais de 650 participantes na Maratona BTT Mortágua

2012-04-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A 5ª Maratona BTT Mortágua realizada no passado dia 15 (domingo), numa organização conjunta do Velo Clube do Centro e do Município de Mortágua, contou com a presença de 651 bttistas.
A prova teve dois tipos de percurso à escolha dos participantes, 75 Km (Maratona) e 45 Km (Meia-Maratona), com partida às 9h30 e 9h40, respetivamente, na Praça do Município. A Meia-Maratona, como já é habitual, foi aquela que registou maior adesão, 505 participantes.
O percurso incluiu caminhos rurais, estradões florestais, margens ribeirinhas, destacando-se ainda a passagem pelas belas paisagens da Albufeira da Aguieira e uma subida às portas de Sula (Serra do Bussaco). Uma parte do percurso foi idêntica para os 45 Km e 75 Km (Mortágua, Vale de Açores, Povoinha, Vale de Remigio, Vale da Vide, Pomares, Vale de Mouro, Trezoi, Meligioso, Sula, Ameal, Cerdeirinha, Lourinha de Baixo, Marmeleira, Benfeita). A partir de Caparrosinha deu-se a separação entre os participantes na Maratona e Meia-Maratona. Os primeiros seguiram para Ferradosa, Pinheiro, Almaça, Almacinha, Freixo e Coval, por sua vez os da Meia-Maratona seguiram ao longo da Ribeira de Mortágua (Parque Verde) e Coval, em direção à meta.
Ao longo da prova estavam montados postos de abastecimento (sólido e liquido) em 3 zonas de assistência, para reposição de energias: portas de Sula, Marmeleira e Almaça.
Rafael Assunção, ex-Campeão Nacional de rampa, foi o primeiro a cortar a meta dos 45 Km, com o tempo de 1.59.34. João Moreira foi o mais rápido nos 75 Km, com 3.13.15. No setor feminino, em que alinharam 16 participantes, Marisa Costa venceu os 45 Km com o tempo de 3.01.05 e Flávia Lopes os 75 Km, com o tempo de 4.04.14. As classificações completas estão disponíveis em www.veloclubedocentro.pt.

No final foram entregues troféus aos três primeiros classificados da Geral (75 Km e 45 Km, masculinos e femininos), e ainda por categorias (Juniores, Cadetes, Sub-23/Elite, Veteranos, masculinos e femininos), além de um prémio especial para a equipa mais numerosa. Todos os participantes receberam também um saco com algumas lembranças do concelho, uma oferta do Município.
Daqui os atletas seguiram para a zona das Piscinas Municipais e Pavilhão, para um apetecível Banho, lavagem de bicicletas e Almoço (facultativo).
As opiniões que colhemos no final da prova foram unânimes, com todos os atletas a manifestar o seu agrado com a prova, a nível de marcações, abastecimentos, trilhos, e a considerar que se tratou de uma “boa organização”.
Para tal contribuiu também a colaboração prestimosa dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, Santa Casa da Misericórdia, GNR e muito especialmente dos muitos colaboradores que estiveram no terreno, nomeadamente nos abastecimentos e controle de cruzamentos.

Potenciar os recursos naturais em termos de turismo e lazer

A Maratona BTT Mortágua é um dos principais eventos desportivos que ocorre no concelho e na região, sendo hoje indiscutivelmente um cartaz de divulgação e promoção do concelho de Mortágua.
“É um evento que promove não só as excelentes condições naturais existentes no concelho para a prática deste desporto, como para outras atividades desportivas e lúdicas ao ar livre, porque também temos a Albufeira da Aguieira, as ribeiras, a serra, uma vasta floresta, que são dados a conhecer através desta prova”, destaca o Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes.
Segundo o Presidente da Câmara a estratégia de desenvolvimento do concelho “passa por promover e valorizar os nossos recursos naturais e paisagísticos em termos turísticos e económicos, aproveitando todo o potencial que representa a floresta e a água, que são uma marca e uma mais-valia do nosso território”.

O Presidente do Município realça ainda a parceria entre o Município e o Velo Clube do Centro: “como sempre acontece o mais difícil foi começar, mas já vamos na quinta edição e hoje a Maratona de Mortágua é uma referência no circuito bttista. É um evento que envolve uma grande logística e tenho que destacar a ação do Pedro Silva, com toda a sua experiência nesta área, mas sem esquecer todas aquelas pessoas que estão envolvidas na organização, como voluntários, e sem as quais não seria possível alcançar o sucesso que é reconhecido”.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade