Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



INFORMA`12 - Feira de Informação Escolar e Profissional

2012-04-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Universidades e outras entidades divulgaram oferta educativa e formativa dirigida a alunos do Ensino Básico, Secundário e Profissional

Realizou-se no passado dia 13 de abril a INFORMA - Feira de Informação Escolar e Profissional, na sua quinta edição. A INFORMA é uma iniciativa do Município de Mortágua promovida no âmbito do Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, dirigida especialmente aos alunos do Ensino Básico (3ºCiclo), Ensino Secundário e Ensino Profissional, além de Encarregados de Educação, Professores e público em geral. Durante o dia a INFORMA recebeu visitas organizadas de turmas de vários níveis de ensino e cursos, num total de cerca de 500 alunos.

Estiveram presentes 12 instituições de ensino e formação, entre Universidades, Institutos Politécnicos, Escolas Profissionais, além doutras entidades, como o Centro de Emprego de Tondela e o Exército, que prestaram informação e esclarecimento aos alunos sobre a oferta de educação/formação existente, bem como dos novos cursos que vão funcionar no ano letivo 2012-2013.

Nos vários stands, os jovens puderam obter Informação e esclarecimento sobre condições de ingresso, plano curricular dos cursos, propinas, competências adquiridas, saídas profissionais, proporcionando-lhes ao mesmo tempo um conhecimento mais alargado e consistente em termos da panóplia de cursos à sua disposição e dos locais do País onde poderão fazer a formação pretendida.
Algumas instituições de formação presentes, sobretudo escolas profissionais, apostaram em ações de demonstração dos equipamentos e práticas laboratoriais ou oficinais desenvolvidos nos seus cursos, como aconteceu com os Cursos de Análises Laboratoriais, Multimédia, Frio e Climatização, da Escola Secundária de Mortágua, ou ainda com os Cursos de Bar/Restauração e Cozinha/Pastelaria da Escola Beira Agueira ou o Curso de Animador SocioCultural da Profiacademus. Realizou-se ainda uma palestra de divulgação de oferta formativa, para alunos do 12º aluno, apresentada pelo Instituto Politécnico de Bragança.

Algumas instituições convidadas que não puderam estar presentes, enviaram informação sobre os cursos ministrados, como foram os casos da Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Coimbra e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Jovens mostram preocupação com o desemprego no País

Os jovens com quem conversámos consideraram muito útil a informação e esclarecimento que encontram na INFORMA, até porque alguns deles ainda não têm uma ideia concreta do curso que vão seguir.
“Tenho muito interesse em entrar no Ensino Superior e a Universidade do Porto, que está aqui na INFORMA, é uma das minhas eleitas. Eu gostava de seguir a área da Biologia, Geologia ou Engenharia do Ambiente e agora já sei que na Universidade do Porto existem essas áreas. E bom ter toda a informação”, referiu-nos David Pereira, aluno do 11º A.
Marina Rosa, também do 11º ano, quer seguir Medicina, mas ainda não sabe se vai conseguir ter nota suficiente para entrar no curso, que é muito alta. Por essa razão, diz, “através da INFORMA posso comparar a média que tenho atualmente com a nota mínima de entrada no ano anterior e analisar mais opções na área da saúde. Ficamos com uma noção dos cursos que existem em cada Universidade e ajuda a planear o nosso futuro”.
Num momento em que o País enfrenta uma taxa de desemprego recorde, nomeadamente entre os jovens licenciados, perguntámos se era uma questão que preocupava estes futuros licenciados. Jessica Fernandes, aluna do 12ªB, está apreensiva: “É um problema geral, não sei como estarão as coisas daqui a três anos, quando acabar o curso. Poderão estar melhor ou pior, é ainda cedo para pensar nisso”.

Os Cursos Profissionais, também representados na INFORMA, são uma das opções que os jovens podem seguir e que à partida asseguram uma entrada mais rápida no mercado de trabalho, dada a sua componente essencialmente prática. Serve de exemplo o Curso de Frio e Climatização da Escola Secundária, em que mais de metade dos alunos que terminaram o curso, no ano letivo anterior, conseguiram colocação em empresas do concelho onde realizaram o seu estágio. O mesmo sucede com os cursos ligados ao Turismo ministrados na Escola Beira Aguieira, nomeadamente Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria, que registam também uma elevada taxa de empregabilidade, a nível nacional e internacional.

Qualquer que seja o curso que venham a escolher, o mais importante é que todos os jovens tenham consciência de que o seu futuro começa a desenhar-se aqui e agora, na escola e nas escolhas que venham a fazer. E que o sucesso só se alcança com trabalho, esforço e ambição, numa sociedade cada vez mais competitiva e globalizada, na qual os mais competentes e qualificados terão sempre as melhores oportunidades.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade