Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



ADICES dinamiza Rota da Gastronomia - 14 de abril a 13 de maio

2012-04-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Evento promove produtos endógenos do território da “Aguieira, Dão e Caramulo"

Entre 14 de abril e 13 de maio, a ADICES convida-o a partir à descoberta do seu território através dos seus sabores. Sabores antigos recolhidos no dia a dia das nossas aldeias, ou sabores renovados e reinterpretados por cozinheiros experientes à procura de novas aventuras gastronómicas.
A ADICES - Associação de Desenvolvimento Local, em colaboração com as autarquias de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela, num trabalho de parceria com 14 restaurantes da região e com o apoio do Turismo do Centro de Portugal, dinamiza a "Rota da Gastronomia".
Num momento em que a renovação da agricultura e a valorização das produções locais ganham uma importância fundamental no desenvolvimento das pequenas economias rurais, a "Rota da Gastronomia" é uma iniciativa que pretende promover e divulgar não só a gastronomia, mas também o que o território de intervenção da ADICES tem de melhor ao nível dos produtos locais e outros recursos, como o património natural, edificado e cultural, o alojamento e animação turística.

Mortágua representado com três restaurantes

Os restaurantes participantes promovem durante este período ementas diversificadas, centradas na gastronomia regional e na utilização privilegiada dos nossos produtos que há longos anos dão expressão e força à cozinha local: o vinho do Dão, o azeite, o cabrito do Caramulo, a ovelha, o queijo e o requeijão de ovelha, a laranja de Besteiros, a maçã, o mel, a lampreia, os enchidos, as compotas, os hortícolas, o milho e, tantos outros. O concelho de Mortágua está representado na Rota da Gastronomia com três restaurantes aderentes: Acepipe Real, Montebelo Aguieira e Aldeia Sol. A “Lampantana” é um dos pratos tradicionais de Mortágua que integra a Rota da Gastronomia, sendo confecionada com produtos exclusivamente locais.
Durante o evento decorrerá ainda um Concurso Cultural designado por "A Melhor Frase" com a expressão “Aguieira, Dão e Caramulo", com a atribuição de dois prémios às duas frases mais criativas. A promoção destina-se aos clientes dos restaurantes, enquanto consumidores das ementas da Rota da Gastronomia.

O convite fica feito. Visite este território, deliciando-se com os paladares da gastronomia local e descubra a riqueza e diversidade paisagística e patrimonial desta região.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade